Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14048
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A avaliação |
Autor(es): | PEREIRA, Terezinha Gonzaga |
Palavras-chave: | Avaliação;Pedagogia;Formação da personalidade |
Data do documento: | 1987 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | PEREIRA, T. G. (1987) |
Resumo: | A avaliação como terminologia específica de Pedagogia tem diversos significados que colocam diferentes questões a serem examinadas. Para algumas escolas significa aferir matematicamente ou melhor objetivamente, os resultados da apreensão do conhecimento pelos alunos. Para outras, significa a formação da personalidade, para outras, ainda, significa adaptar o aluno à estrutura de poder e à estrutura de classe. Outras visam com a avaliação a formação dos tecnocratas e os liberais pretendem a formação de personalidades democráticas, objetivando através do indivíduo, criar uma sociedade democrática. O mais puro representante desse pensamento é John Dewey... |
Descrição: | PEREIRA, Terezinha Gonzaga. A avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 93-96, 1987. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14048 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1987_art_tgpereira.pdf | 3,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.