Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14048
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A avaliação
Autor(es): PEREIRA, Terezinha Gonzaga
Palavras-chave: Avaliação;Pedagogia;Formação da personalidade
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PEREIRA, T. G. (1987)
Resumo: A avaliação como terminologia específica de Pedagogia tem diversos significados que colocam diferentes questões a serem examinadas. Para algumas escolas significa aferir matematicamente ou melhor objetivamente, os resultados da apreensão do conhecimento pelos alunos. Para outras, significa a formação da personalidade, para outras, ainda, significa adaptar o aluno à estrutura de poder e à estrutura de classe. Outras visam com a avaliação a formação dos tecnocratas e os liberais pretendem a formação de personalidades democráticas, objetivando através do indivíduo, criar uma sociedade democrática. O mais puro representante desse pensamento é John Dewey...
Descrição: PEREIRA, Terezinha Gonzaga. A avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 93-96, 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14048
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_tgpereira.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.