Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14045
Título: A relação teoria/prática na ação docente
Autor(es): Damasceno, Maria Nobre
Palavras-chave: Teoria e Prática
Ação docente
Pragmatismo pedagógico
Data do documento: 1987
Editor: Revista Educação em Debate
Citação: Damasceno, M. N. (1987)
Resumo: Ao longo de nossa experiência como professora de ensino de 1.° e 2.° e 3.° graus, tornou-se lugar comum ouvir alunos e professores afirmarem que nosso ensino se caracteriza por ser acentuadamente teórico, e por essa razão a prática ocupa uma posição secundária no mesmo. Essa maneira de ler a realidade do ensino decorre da visão dicotômica que concebe a teoria e a prática como componentes isolados e mesmo opostos. De acordo com esta ótica, a teoria tem sua própria lógica, sua especialidade, cabendo-lhe pensar, elaborar, enfim, teorizar. Por seu turno, a prática tem seu campo específico que consiste em executar, agir, fazer as coisas. Em conseqüência, estes dois mundos da atividade humana devem manter-se separados, pois a teoria atrapalha a prática, e esta dificulta o trabalho teórico...
Descrição: DAMASCENO, Maria Nobre. A relação teoria/prática na ação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 37-44, 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14045
Tipo: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_mndamasceno.pdf7,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.