Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14045
Título em portugués: A relação teoria/prática na ação docente
Autor: Damasceno, Maria Nobre
Palabras clave : Teoria e Prática
Ação docente
Pragmatismo pedagógico
Fecha de publicación : 1987
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : Damasceno, M. N. (1987)
Resumen en portugués: Ao longo de nossa experiência como professora de ensino de 1.° e 2.° e 3.° graus, tornou-se lugar comum ouvir alunos e professores afirmarem que nosso ensino se caracteriza por ser acentuadamente teórico, e por essa razão a prática ocupa uma posição secundária no mesmo. Essa maneira de ler a realidade do ensino decorre da visão dicotômica que concebe a teoria e a prática como componentes isolados e mesmo opostos. De acordo com esta ótica, a teoria tem sua própria lógica, sua especialidade, cabendo-lhe pensar, elaborar, enfim, teorizar. Por seu turno, a prática tem seu campo específico que consiste em executar, agir, fazer as coisas. Em conseqüência, estes dois mundos da atividade humana devem manter-se separados, pois a teoria atrapalha a prática, e esta dificulta o trabalho teórico...
Descripción : DAMASCENO, Maria Nobre. A relação teoria/prática na ação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 37-44, 1987.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14045
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1987_art_mndamasceno.pdf7,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.