Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13994
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estudo da cadeia produtiva da momona no âmbito do produtor no Estado do Ceará
Autor(es): Silva, Vera Lúcia da
Freitas, Silvia Maria de
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Palavras-chave: Produção agrícola;Biodiesel;Cadeia produtiva;Mamona;Biocombustíveis
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Citação: SILVA, V. L. ; FREITAS, S. M. ; ALEXANDRE, J. W. C. Estudo da cadeia produtiva da mamona no âmbito do produtor no Estado do Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: ABEPRO, 2010.
Resumo: A produção de biocombustíveis tornou-se uma forma eficaz para diversificar a matriz energética no mundo, em especial com a produção do biodiesel, contribuindo assim para a conservação do meio ambiente e trazendo a possibilidade de geração dde emprego e renda no campo. Esses fatos são de grande impacto econômico e social para os estados da região Nordeste, de forma particular o Ceará. Esta pesquisa focalizou o encadeamento produtivo da mamona no âmbito do produtor para obtenção do biodiesel no Estado do Ceará, com o objetivo de elaborar um diagnóstico da cadeia produtiva da mamona sob a ótica do produtor. Realizou-se um estudo quantitativo, utilizando-se como instrumento um questionário com 45 quesitos estruturados. Após o diagnóstico, ficou evidente a dificuldade encontrada pelo produtor na cadeia produtiva da mamona.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13994
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_smfreitas.pdf241,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.