Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13965
Tipo: Artigo de Evento
Título: Um Estudo sobre a evolução da gestão pela qualidade total no setor de transformação cearense por meio da teoria da resposta ao item
Autor(es): Bosi, Marcos Antonio
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Freitas, Sílvia Maria de
Andrade, Dalton Francisco de
Palavras-chave: Teoria da resposta ao Item;Gestão pela qualidade total;Industria de transformação
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
Citação: BOSI, M. A. et al. Um Estudo sobre a evolução da gestão pela qualidade total no setor de transformação cearense por meio da teoria da resposta ao item. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
Resumo: Estudos longitudinais da Gestão pela Qualidade Total (GQT) investigam, dentre outros aspectos, a evolução do grau de intensidade na aplicação das práticas da GQT pelas organizações. Pesquisas organizacionais quantitativas nessa linha são, ccontudo, carentes na literatura especializada. Recentemente, a aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI), como forma de analisar pesquisas dessa natureza, vem crescendo fortemente. Dentro desse contexto, o objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados de um estudo que mostra a aplicação da TRI na avaliação do grau de maturidade e a evolução nos últimos dez anos (1999 a 2009) da GQT, nas indústrias de transformação de portes médio e grande sediadas no Estado do Ceará. Como abordagem geral, a pesquisa é classificada como quantitativa e a coleta de dados foi feita por meio de um questionário estruturado aplicado às industrias, cujas respostas são baseadas na escala de Likert com 5 categorias. Por meio de uma escala de maturidade construída a partir dos parâmetros da TRI, foi possível constatar e comparar os dois momentos e concluir que a evolução do grau de maturidade desse parque industrial, no período enfocado, se mostrou tímida, o que leva a necessidade de se investigar as causas ou fatores críticos que contribuíram para esse fato, principalmente se for considerada a necessidade da melhoria da qualidade dos processos produtivos, em função do acirramento da concorrência e a globalização dos mercados nas últimas décadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13965
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_smfreitas_um_estudo.pdf346,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.