Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13866
Title in Portuguese: Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
Author: Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Câmara, Samuel Façanha
Rodrigues, Maxweel Veras
Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
Keywords: Direcionadores de valor
Valor de empresa
Valuation
Issue Date: 22-Sep-2007
Publisher: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Citation: GUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2007.
Abstract in Portuguese: Conhecer o mecanismo de avaliação de empresas é um requisito indispensável para as empresas e um dos aspectos mais importantes nestes mecanismos, é o processo de geração de valor por meio de direcionadores. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar, mensurar o grau de importância e agrupar por meio das comunalidades as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas cearenses de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação, totalizando em 156 observações válidas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, uma combinação de direcionadores financeiros e nãofinanceiros, faz-se necessária para explicar o potencial dessa agregação de valor. Com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13866
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_eve_mvrodrigues_identificando.pdf329,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.