Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13843
Title in Portuguese: Determinação da capacidade produtiva de uma confecção de pequeno porte através do estudo de tempos sob o enfoque da teoria das restrições
Author: Adriano, Fellipe Facanha
Rodrigues, Maxweel Veras
Hossn, Carmelio Araujo Abou el
Moreira, Marcos Luiz Soares
Tabosa, Cristiane de Mesquita
Keywords: Teoria das restrições
Estudo de tempos
Capacidade produtiva
Issue Date: 4-Oct-2011
Publisher: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Citation: ADRIANO, F. F. et al. Determinação da capacidade produtiva de uma confecção de pequeno porte através do estudo de tempos sob o enfoque da teoria das restrições. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
Abstract in Portuguese: O domínio das informações da produção é imprescindível para o êxito de uma organização. Nesse propósito, o estudo de tempos se apresenta como uma ferramenta importante, pois é através dela que é possível estabelecer a duração de um dado proocesso e das atividades que o compõe. O trabalho tem como objetivo determinar a capacidade produtiva de uma empresa de pequeno porte, do ramo de confecção, por meio do estudo de tempos. O estudo de caso mostra a aplicação das seis etapas que envolvem o cálculo do tempo padrão, que são: A divisão da operação em elementos, a determinação do número de ciclos a serem cronometrados, a determinação do ritmo, o cálculo do tempo normal, a determinação das tolerâncias, e o cálculo do tempo padrão. Baseado nos dados obtidos foi identificado que a operação gargalo, ou seja, aquela que limita a capacidade produtiva é a atividade de revisão das peças.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13843
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_mvrodrigues_determinacao.pdf359,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.