Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13839
Title in Portuguese: Metodologia de apuração dos custos do gerenciamento de resíduos sólidos industriais em uma montadora de veículos
Author: Oliveira, Nathalya Raquel Nobre
Rodrigues, Maxweel Veras
Gadelha, Priscila Maria Barbosa
Pinheiro, Carlos David Pedrosa
Keywords: Gerenciamento de resíduos industriais
Custos ambientais
Custeio por atividade
Issue Date: 12-Oct-2010
Publisher: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Citation: OLIVEIRA, N. R. N. et al. Metodologia de apuração dos custos do gerenciamento de resíduos sólidos industriais em uma montadora de veículos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: ABEPRO, 2010.
Abstract in Portuguese: Devido ao aumento da preocupação com as questões relacionadas ao meio ambiente, cobrança da sociedade e as questões estratégicas e econômicas, os gastos na área ambiental das empresas têm se elevado nos últimos anos. Há uma necessidade de aapuração dos custos ambientais para conhecimento de informação, apoio à tomada de decisão e avaliação das medidas ambientais adotadas na organização. Foi utilizado, como base para desenvolvimento dos custos ambientais no gerenciamento de resíduos industriais, o custeio por atividade também conhecido por custeio ABC. Após a definição das atividades do gerenciamento de resíduos sólidos, foram definidos os direcionadores de custos e, adiante, se analisou o consumo dos recursos por atividade, tendo assim, o custo final de cada atividade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13839
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_mvrodrigues_metodologia.pdf238,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.