Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13828
Title in Portuguese: Um sistema de informação para apoiar a gestão de cadeias produtivas - uma aplicação na cadeia de petróleo e gás
Author: Albertin, Marcos Ronaldo
Torres, José Belo
Dutra, Nadja Glheuca da Silva
Sena, David Custódio de
Keywords: Arranjo produtivo
Sistemas de informações
Issue Date: 9-Oct-2007
Publisher: Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Citation: ALBERTIN, M. R. ; TORRES, J. B. ; DUTRA, N. G. D. Um sistema de informação para apoiar a gestão de cadeias produtivas - uma aplicação na cadeia de petróleo e gás. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007.
Abstract in Portuguese: Este trabalho busca apoiar o desenvolvimento de cadeias produtivas nas suas formas regionalizadas através de iniciativas público-privadas. Cita-se como exemplo, o programa de desenvolvimento setorial PROMINP - Programa de Mobilização da Inddústria Nacional do Petróleo, em atividade no Brasil. No Ceará, este programa objetiva aumentar o conteúdo de fornecimento nacional e regional através da identificação de fornecedores e potencialidades locais. Para isso, foi desenvolvido um sistema de monitoramento de Arranjos Produtivos (APs) - que tem como objetivo servir de gestão para a correta visualização e manuseio das informações dentro de uma mesma cadeia produtiva, que vão, por exemplo, desde o número de elos constituintes até a identificação das necessidades das empresas que participam da cadeia produtiva. O sistema foi dividido em duas partes e de forma integrada. A primeira refere-se às necessidades demandadas de novos produtos, de tecnologias e de sistemas de gestão. Na primeira parte, portanto, identificam-se as necessidades demandadas dos Elos das cadeias produtivas. Já na segunda parte do modelo, identificam-se as potencialidades das empresas em função da existência ou carência das necessidades identificadas na primeira parte do sistema. Em função disso confrontam-se as necessidades das cadeias com a real situação das empresas e tomam-se decisões para melhorar a eficiência dos APs. Observam-se, através do sistema proposto, quais empresas de um determinado elo possuem determinadas tecnologias e sistemas de gestão, como também, quais tecnologias e sistemas de gestão são ofertados. O sistema permite, também, o monitoramento no tempo do progresso dos APs em função das aquisições de tecnologias e sistemas de gestões inexistentes anteriormente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13828
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_eve_mralbertin.pdf356,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.