Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13825
Tipo: Artigo de Evento
Título: Gestão de custos logísticos fundamentada no custeio baseado em atividade aplicado à racionalização da movimentação de materiais como ferramenta para a tomada de decisão em uma empresa metalgráfica
Autor(es): Rodrigues, Maxweel Veras
Pinheiro, Carlos David Pedrosa
Gadelha, Priscila Maria Barbosa
Pessoa, Mayara Marley Gomes
Teixeira, Náiade Malveira
Palavras-chave: Custos logísticos;Movimentação de materiais;Custeio ABC
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Citação: RODRIGUES, M. V. et al. Gestão de custos logísticos fundamentada no custeio baseado em atividade aplicado à racionalização da movimentação de materiais como ferramenta para a tomada de decisão em uma empresa metalgráfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29., 2009, Salvador. Anais... Salvador: ABEPRO, 2009.
Resumo: Buscando reduzir seus custos de armazenagem, ganhar competitividade e atender rapidamente às demandas, as empresas estão recorrendo a modelos de custeio que auxiliam na análise dos gastos que compõem o produto e satisfazem os critérios na ttomada de decisão. A logística de distribuição busca a minimização dos custos e assegura o incremento dos níveis de serviço aos consumidores. O presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise real em uma empresa visando os reais custos de movimentação de materiais utilizando a metodologia de custeio ABC e um exame comparativo entre o sistema de movimentação antigo e o atual, viabilizando o alinhamento entre as atividades logísticas e a estratégia global da empresa. Para isso, essas medidas foram aplicadas em uma indústria fabricante de rolhas metálicas com a finalidade de aperfeiçoar as operações logísticas, diminuírem os gastos com serviços e melhorar o desempenho de suas atividades gerando uma maior lucratividade e um valor competitivo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13825
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_mvrodrigues_gestao.pdf252,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.