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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães Júnior, Francisco Roberto Farias-
dc.contributor.authorCâmara, Samuel Façanha-
dc.contributor.authorRodrigues, Maxweel Veras-
dc.contributor.authorGuimarães, Luciana Gondim de Almeida-
dc.contributor.authorCarmo, Breno Barros Telles do-
dc.date.accessioned2015-10-27T19:17:10Z-
dc.date.available2015-10-27T19:17:10Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationGUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Direcionadores de valor: medindo o imensurável. In: ENCONTRO NACIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13819-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherENCONTRO NACIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.subjectDirecionadores de valorpt_BR
dc.subjectValue driverpt_BR
dc.subjectValor de empresapt_BR
dc.subjectValuationpt_BR
dc.titleDirecionadores de valor: medindo o imensurávelpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConhecer o mecanismo de avaliação de empresas é um requisito indispensável para as empresas e, um dos aspectos mais importantes nestes mecanismos, é o processo de geração de valor por meio de direcionadores. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar e mensurar o grau de importância das variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas cearenses de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação, totalizando em 156 observações válidas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, uma combinação de direcionadores financeiros e não-financeiros, faz-se necessária para explicar o potencial dessa agregação de valor. Com relação aos direcionadores, estes sintetizam dois grandes grupos: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia. Para estudos futuros, sugere-se aplicar o mesmo estudo aos outros estados brasileiros para identificar a influência dos diversos direcionadores em cada Estado e em cada Região.pt_BR
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