Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13807
Title in Portuguese: A utilização de operador logistico para redução de custos: o caso de uma indústria de bebidas no município de Fortaleza
Author: Rodrigues, Thiago Costa
Barbosa, Roberto Cavalcante
Cavalcante, Erlandson Aluquerque
Rodrigues, Maxweel Veras
Keywords: Transporte
Operador logístico
Indústria de bebidas
Issue Date: 8-Oct-2013
Publisher: Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Citation: RODRIGUES, T. C. et al. A utilização de operador logistico para redução de custos: o caso de uma indústria de bebidas no município de Fortaleza. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 33., 2013, Salvador. Anais... Salvador: ABEPRO, 2013.
Abstract in Portuguese: A terceirização é um processo cada vez mais presente nas organizações, inclusive nas operações logísticas. O aumento das exigências dos clientes traz consigo, a necessidade de maior poder de resposta por parte das empresas, que por sua vez,, utilizam da experiência dos operadores logísticos para atender os seus clientes com despesas operacionais mais baixas. O artigo apresenta um estudo realizado em uma indústria de bebidas que atua no município de Fortaleza partindo da hipótese de que o operador logístico tem um melhor desempenho operacional uma vez que a logística representa sua atividade principal. Mediante um estudo de caso único em uma representativa empresa do setor, coletamos informações da operação como regras de negócio e bases históricas. Depois de realizar algumas entrevistas com os gestores responsáveis pela operação e coletar informações do sistema de informações gerenciais da empresa, realizamos uma simulação comparando os custos operacionais entre a utilização de frota própria e operador logístico. O resultado da simulação mostra que houve um ganho financeiro tanto para quem contrata quanto para quem executa o serviço com a substituição da operação própria por um operador logístico, contudo, não foi possível, neste estudo, verificar como ficou o nível de serviço, sobre a ótica dos clientes com a modificação na operação. Desta forma, justifica-se a realização de outras pesquisas para verificar se os ganhos quantitativos com a redução das despesas logísticas continuam assegurando a satisfação dos clientes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13807
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_mvrodrigues_a_utilizacao.pdf388,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.