Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13803
Title in Portuguese: Análise do custo de um modelo de avaliação de fornecedores com base em critérios de sustentabilidade e competitividade
Author: Carmo, Breno Barros Telles do
Barros Neto, Júlio Francisco
Albertin, Marcos Ronaldo
Dutra, Nadja Glheuca da Silva
Keywords: Biodiesel
Fatores socioambientais
Custos socioambientais
Issue Date: 3-Nov-2009
Publisher: Congresso Brasileiro de Custos
Citation: CARMO, B. B. T. ; BARROS NETO, J. F. ; ALBERTIN, M. R. ; DUTRA, N. G. S. (2009)
Abstract in Portuguese: Observa-se uma demanda mundial crescente por energias ditas renováveis. Dentre estas energias, encontra-se o biodiesel, que é derivado de biomassa renovável. Porém, para que esta cadeia seja competitiva, ela deve satisfazer a alguns critérios de competitividade. Existe ainda o papel socioambiental desta atividade, que é bastante valorizada e é uma das justificativas para a produção destes combustíveis. Assim, o presente artigo tem por objetivo discutir o impacto dos custos de transporte quando é proposto um modelo de seleção de fornecedores para as usinas de biodiesel, levando em consideração os critérios de sustentabilidade socioambiental e competitividade identificados na cadeia. A metodologia SMARTER foi utilizada para a realização deste modelo, que foi incorporado a um modelo de programação linear. Observou-se que o modelo apresenta aumento no custo de transporte, se forem levadas em consideração as imposições de selo social do governo federal.
Description: CARMO, B. B. T. et al. Análise do custo de um modelo de avaliação de fornecedores com base em critérios de sustentabilidade e competitividade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13803
Appears in Collections:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_eve_mralbertin_analise.pdf483,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.