Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13803
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise do custo de um modelo de avaliação de fornecedores com base em critérios de sustentabilidade e competitividade
Autor(es): Carmo, Breno Barros Telles do
Barros Neto, Júlio Francisco
Albertin, Marcos Ronaldo
Dutra, Nadja Glheuca da Silva
Palavras-chave: Biodiesel;Fatores socioambientais;Custos socioambientais
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Congresso Brasileiro de Custos
Citação: CARMO, B. B. T. et al. Análise do custo de um modelo de avaliação de fornecedores com base em critérios de sustentabilidade e competitividade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: 2009.
Resumo: Observa-se uma demanda mundial crescente por energias ditas renováveis. Dentre estas energias, encontra-se o biodiesel, que é derivado de biomassa renovável. Porém, para que esta cadeia seja competitiva, ela deve satisfazer a alguns critérios de competitividade. Existe ainda o papel socioambiental desta atividade, que é bastante valorizada e é uma das justificativas para a produção destes combustíveis. Assim, o presente artigo tem por objetivo discutir o impacto dos custos de transporte quando é proposto um modelo de seleção de fornecedores para as usinas de biodiesel, levando em consideração os critérios de sustentabilidade socioambiental e competitividade identificados na cadeia. A metodologia SMARTER foi utilizada para a realização deste modelo, que foi incorporado a um modelo de programação linear. Observou-se que o modelo apresenta aumento no custo de transporte, se forem levadas em consideração as imposições de selo social do governo federal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13803
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_mralbertin_analise.pdf483,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.