Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13786
Title in Portuguese: Utilização da análise envoltória de dados na otimização de um modelo de logística reversa de pneus inservíveis para Fortaleza
Title: Use of data envelopment analysis in optimizing a reverse logistics model scrap tires to Fortaleza.
Author: Silva, Ruam Magalhães da
Advisor(s): Aquino, Marisete Dantas de
Keywords: Saneamento
Logística reversa
Resíduos sólidos
Análise envoltória de dados
Issue Date: 10-Sep-2015
Citation: SILVA, R. M. Utilização da análise envoltória de dados na otimização de um modelo de logística reversa de pneus inservíveis para Fortaleza. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Abstract in Portuguese: A presente dissertação visa utilizar a Análise Envoltória de Dados (DEA) na otimização de um modelo de logística reversa de pneus inservíveis para a cidade de Fortaleza. Inicialmente, foi elaborado um diagnóstico da situação atual da coleta e disposição final dos pneus inservíveis no município a fim de detectar as falhas e ineficiências na sua gestão e identificar o que deve ser aplicado para que o cenário existente se adeque à Política Nacional dos Resíduos Sólidos e à Resolução nº 416/2009 do CONAMA. Após o mapeamento, foi realizado um estudo de otimização do sistema logístico de pontos de recuperação de pneus por meio da aplicação da metodologia multicritério DEA, levando em consideração aspectos sociais, de saúde, de segurança pública e de infraestrutura, além de custos de implantação. Assim, constatou-se que os envolvidos na gestão dos pneus inservíveis na cidade trabalham separadamente e que o município está desempenhando o papel que deveria ser dos fabricantes e importadores de pneus. A configuração da rede logística revelou que as melhores condições para abrigar e operar postos de coleta de pneus foram obtidas pelos bairros: Parque Dois Irmãos, Aldeota, Cidade 2000, Cocó, De Lourdes, Messejana, Guararapes, Jangurussu, Meireles, Conjunto Palmeiras, Coaçu, Cambeba, Salinas, Conjunto Esperança, Bom Jardim, Vicente Pinzon, Conjunto José Walter, Mondubim, Conjunto Ceará I, Conjunto Ceará II, Rodolfo Teófilo, Pici, Henrique Jorge e Parque Araxá. Esses postos servirão como pontos estratégicos para que fabricantes e importadores possam dar continuidade ao seu processo de recolhimento e destinação ambientalmente adequados, enviando-os preferencialmente para coprocessamento em fornos de cimenteira e para utilização na construção/restauração de pavimentos asfálticos, contribuindo para implantação da logística reversa de pneus inservíveis em Fortaleza.
Abstract: This thesis aims to use the data envelopment analysis (DEA) in optimizing a reverse logistics model of waste tires to the city of Fortaleza. Initially, It has produced a diagnosis of the current situation of the collection and disposal of tires useless in the municipality in order to detect the flaws and inefficiencies in the management and identify which should be applied to the existing scenario fits the National Policy for Solid Waste and Resolution No. 416/2009 of CONAMA. After mapping was conducted an optimization study of the logistics system of tire recovery points By applying the methodology DEA multiple criteria, taking into account aspects social, health, public infrastructure and security, and deployment costs. Thus, it was found that those involved in the management of scrap tires in the city work separately and that the council is playing the role it should be manufacturers and tire importers. The configuration of the logistics network revealed that the best conditions to house and operate tire collection points were obtained through the neighborhoods: Two Park Brothers, Meireles, City 2000, Coco, Lourdes, Messejana, Guararapes, Jangurussu, Meireles, Conjunto Palmeiras, Coaçu, Cambeba, Salinas, set Hope, Bom Jardim, Vicente Pinzon, set Joseph Walter, Mondubim, Ceará Set I, Set II Ceará, Rodolfo Teofilo, Pici, Henry George and Park Araxá. These stations serve as points strategic for manufacturers and importers can continue its process collection and environmentally sound disposal, sending them preferentially to co-processing in cement kilns and for use in the construction / restoration asphalt pavements, helping to reverse logistics implementation of scrap tires In fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13786
Appears in Collections:DEHA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_rmsilva.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.