Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13745
Tipo: Dissertação
Título: Formação do enfermeiro em uma universidade pública no estado do Ceará : competências e habilidades de saúde mental
Título em inglês: Nurse formation in a public university in Ceará state : skills and abilities of mental health
Autor(es): Lemos, Aline Mesquita
Orientador: Alves, Maria Dalva Santos
Palavras-chave: Enfermagem;Saúde Mental;Ensino
Data do documento: 2014
Citação: LEMOS, A. M. Formação do enfermeiro em uma universidade pública no estado do Ceará: competências e habilidades de saúde mental. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: Formação do enfermeiro em uma universidade pública do estado do Ceará: competências e habilidades de saúde mental. 2014. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, 2014. Objetivou-se analisar as competências e habilidades de Enfermagem em Saúde Mental identificadas pelos acadêmicos, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem (DCN/ENF) e na Reforma Psiquiátrica. Estudo de caráter descritivo, exploratório e documental, com abordagem quali-quantitativa, realizado com graduandos do sexto, sétimo e oitavo semestres do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Dez/ 2013, em que foi utilizado um questionário semiestruturado e entrevista, com dados sociodemográficos e de competências.Os dados quantitativos foram organizados em tabelas as entrevistas em quadros. As associações entre as competências e o grupo foram analisadas por meio dos testes de X2 e de razão de verossimilhança. Para todas as análises, o valor de p<0,05 foi considerado estatisticamente significante. A entrevista foi realizada com oito alunas do oitavo semestre e analisada de acordo com a produção de sentidos de Spink, fundamentada com a literatura pertinente. Os resultados coadunam com outras realidades encontradas em outros estudos sobre o ensino de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, em que medo e estigma estão presentes, influenciando no processo aprendizagem dos alunos. Em relação às competências de Saúde Mental, muitos se sentem deficientes, principalmente naquelas que são básicas para a formação do Enfermeiro, como o reconhecimento das diretrizes da política de Saúde Mental; aplicar assistência de Enfermagem em Saúde Mental no contexto familiar e comunitário; caracterizar transtornos mentais; atuar nos diversos níveis de atenção à saúde mental; e lidar com o paciente em crise de transtorno mental. Consideraram também o ensino, a didática, a carga horária e os campos de estágios em Saúde Mental muitas vezes insuficiente. Nesta perspectiva, faz-se necessário avaliar estas competências que estão falhas, assim como outros aspectos para desconstrução do que é negativo e construção daquilo que é necessário para o processo de ensino dos docentes que permeiam nas disciplinas, perpetuando a ideia que a Saúde Mental é peculiar a todos os ciclos de vida e transversal às disciplinas. Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Saúde Mental. Enfermagem Psiquiátrica.
Abstract: The current dissertation aims to analyze the competences and skills of Mental Health Nursing identified by scholars and based on the National Nursing Curriculum Guidelines (DCN/ENF) as well as on the Psychiatr ic Reform. This is a descriptive, exploratory and documental study with qualitative/quantitative approach. It was performed with college students attending the sixth , seventh and eighth semesters in the Nursing Federal University of Ceará (UFC) in December 2013. A semi - structured questionnaire and an interview listing socio - demographic and competence data were used. The quantitative data were organized in tables and the interviews in charts. The associations between competences and the group were analyzed b y X 2 test as well as by likelihood ratio. The p<0.05 value was considered statistically significant for all the analyses. Eight students who attended the eighth semester in the course were interviewed and the ir answers were analyzed according to Spink’s se nse production and substantiated by the literature. The results are in line with other realities from other studies on Mental Health and Psychiatric Nursing teaching. Fear and stigma are often present in this practice and they influence students’ learning process. As for Mental Health competences, many students feel unprepared, mainly in regards to the basic competences for the nurse’s formation such as the understanding of the Mental Health Policy guidelines; the use of Mental Health Nursing within the fam ily and community context; featuring mental disorders; taking actions in different levels of mental healthcare and handling patients in mental disorder crises. These students also consider the teaching practices, didactics, working hours and Mental Health internship opportunities insufficient. Thus, it is demanding to analyze these flaw competences, as well as other aspects that deconstruct this practice’s negative sides and the necessary changes in the students’ learning process in all the school disciplin es, thus perpetuating the idea that Mental Health is peculiar to all the cycles of life and transversal to such disciplines .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13745
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_amlemos.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.