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Title in Portuguese: Thermo-mechanical analysis of asphat pavements
Author: Portela, Enson de Lima
Coutinho, Renato Peixoto
Parente Junior, Evandro
Holanda, Áurea Silva de
Keywords: Método dos elementos finitos
Análise numérica
Temperatura
Pavimentos de asfálto
Issue Date: 2009
Publisher: Congresso Ibero Latino Americano em Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE)
Citation: PORTELA, E. de L. ; COUTINHO, R. P. ; PARENTE JÚNIOR, E. ; HOLANDA, A. S. Thermo-mechanical analysis of asphat pavements. In: Congresso Ibero Latino Americano em Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE), 30., 2009, Armação de Búzios. Anais...Armação de Búzios: CILAMCE, 2009. p. 1-11.
Abstract in Portuguese: É bem conhecido que pavimentos asfálticos apresentam um comportamento mecânico que depende sobre a taxa de tempo, temperatura e carga. O aumento da temperatura aumenta a viscouspart do comportamento viscoelástico, enquanto a diminuição da temperatura aumenta a parte elástica, aumentando a rigidez do material. A variação da rigidez afeta a tensões, deformações e deslocamentos em pavimentos de asfalto. Este efeito é ainda mais importante em regiões com grandes variações de temperatura. Neste caso, mesmo as zonas de compressão e tração na calçada pode ser alterado. É importante notar que, apesar da importância well-known dos efeitos da temperatura no comportamento de misturas de asfalto, ainda há poucos trabalhos relacionados com as análises thermoviscoelastic de pavimentos. É geralmente aceito na literatura pavimento que misturas asfálticas pode ser considerado como um material thermorheologically simples e que o princípio da superposição tempo-temperatura é válido. Assim, este trabalho apresenta um algoritmo para a análise de pavimentos de asfalto viscoelástico incluindo os efeitos de temperatura. Um pavimento flexível é analisado a fim de avaliar a importância dos efeitos da temperatura sobre a tensões, deformações e deslocamentos no comportamento estrutural de pavimentos asfálticos.
Abstract: It is well-known that asphalt pavements present a mechanical behavior that depends on time, temperature and loading rate. The increase of the temperature increases the viscouspart of the viscoelastic behavior, while the decrease of the temperature increases the elastic part, increasing the material stiffness. The stiffness variation affects the stresses, strains and displacements in asphalt pavements. This effect is even more important in regions with great temperature variations. In this case even the compression and traction zones on the pavement can be changed. It is important to note that, in spite of the well-known importance of the temperature effects in the behavior of asphalt mixes, there are still few works related to the thermoviscoelastic analyses of pavements. It is generally accepted in pavement literature that asphalt mixtures can be considered as a thermorheologically simple material and that the Time-Temperature Superposition Principle is valid. Thus, this work presents an algorithm to the viscoelastic analysis of asphalt pavements including the temperature effects. A flexible pavement is analyzed in order to assess the importance of temperature effects on the stresses, strains and displacements in the structural behavior of asphalt pavements.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1373
metadata.dc.type: Artigo de Evento
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