Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13600
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Simulação de Monte Carlo aplicada à decisão de mix de produtos
Autor(es): Saraiva Júnior, Abraão Freires
Rodrigues, Maxweel Veras
Costa, Reinaldo Pacheco da
Palavras-chave: Mix de produtos;Simulação de Monte Carlo;Custos unitários - Variabilidade
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Produto & Produção
Citação: SARAIVA JÚNIOR, A. F. ; RODRIGUES, M. V. ; COSTA, R. P. Simulação de Monte Carlo aplicada à decisão de mix de produtos. Produto & Produção, v. 11, n. 2, p. 26-54, jun. 2010.
Resumo: Este artigo objetiva apresentar a utilização da simulação de Monte Carlo no processo de definição de métricas para fundamentar a decisão de mix de produtos em uma empresa cujos produtos possuem grande variabilidade de custos unitários. Para cumprir este objetivo, é proposto um método de sete etapas que é construído a partir da integração da simulação de Monte Carlo com o conceito de Margem de Contribuição, provindo da Contabilidade Gerencial. O método é aplicado a partir de um exemplo didático que utiliza dados reais obtidos através de uma pesquisa de campo realizada em uma indústria de produtos plásticos brasileira que utiliza material reciclado. Por fim, conclui-se que a simulação de Monte Carlo é útil no tratamento da variabilidade de custos unitários e que o método de suporte à tomada de decisão de mix de produtos proposto é válido.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13600
Aparece nas coleções:GESLOG - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_mvrodrigues.pdf226,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.