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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Renata Prado-
dc.contributor.authorCastro, Carolina Araújo-
dc.contributor.authorMoura Neto, Alcenor Rodrigues de-
dc.contributor.authorRocha, Soraya Gomes-
dc.contributor.authorBarros, Adriana Rolim Campos-
dc.contributor.authorAbdon, Ana Paula Vasconcellos-
dc.date.accessioned2015-10-13T14:29:56Z-
dc.date.available2015-10-13T14:29:56Z-
dc.date.issued2012-04-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, R. P. et al. A ocorrência da síndrome de Burnout nos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia. Revista Fisioterapia & Saúde Funcional, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 42-46, jan./jun. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2238-8028 (Online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13446-
dc.description.abstractBurnout syndrome is defined as the phenomenon of professional stress, easily detected in academic and professional health care. Objective: To investigate the occurrence of burnout in the last academic year of Physical Therapy from an institution of higher education (IHE). Methodology: We conducted a cross-sectional study with 50 students of physical therapy for a particular IES in the city of Fortaleza. We used the Maslach Burnout Inventory (MBI) consists of 22 items answered using a visual analog scaleranging from 0 (never) to 6 (all day). Results: The sample consisted of 38 (76%) were female, aged 20-38 years, with media of 22.2 ± 3,02 years. With regard to emotional exhaustion, 27 (54%) had high scores. About the depersonalization and personal accomplishment, 20 (40%) and 28 (46%) exhibited low score, respectively. Conclusion: The students last year Physical Therapy showed signs of stress consistent with Burnout medium, possibly linked to the sum of the demands of professional practice with academic activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Fisioterapia & Saúde Funcionalpt_BR
dc.subjectEsgotamento Profissionalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.titleA ocorrência da síndrome de Burnout nos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA síndrome de Burnout traduz-se em fenômeno de esgotamento profissional, facilmente detectado em profissionais e acadêmicos da área da saúde. Objetivo: Investigar a ocorrência da síndrome de Burnout em acadêmicos do último ano do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior (IES). Metodologia: Realizou-se um estudo transversal com 50 acadêmicos de Fisioterapia de uma IES particular do Município de Fortaleza-CE. Foi utilizado o Maslach Burnout Inventory (MBI) composto por 22 itens respondido através de uma escala analógica visual, variando entre 0 (nunca) a 6 (todos os dias) de intensidade. Resultados: A amostra era formada por 38 (76%) do sexo feminino, com idade entre 20 a 38 anos, com média de 22,2 ± 3,02 anos. Em relação à exaustão emocional, 27 (54%) apresentaram escore elevado. Sobre a despersonalização e a realização profissional 20 (40%) e 28 (46%) exibiram escore baixo, respectivamente. Conclusão: Os acadêmicos do último ano de Fisioterapia apontaram sinais de estresse condizentes com Burnout médio, vinculado possivelmente ao somatório das exigências da prática profissional com as atividades acadêmicas.pt_BR
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