Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13379
Tipo: Dissertação
Título: O Uso da técnica de encapsulamento como alternativa para o emprego de solo contaminado por derivados de petróleo em camadas de base e sub-base de pavimentos
Título em inglês: The Use of encapsulation techniques as an alternative to employment of soil contaminated by petroleum products in base and sub-base of pavement layers
Autor(es): Cavalcante, Francisco das Chagas Isael Teixeira
Orientador: Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Transportes;Meio ambiente;Solo - Cimento;Resíduos
Data do documento: 2013
Citação: CAVALCANTE, Francisco das Chagas Isael Teixeira. O Uso da técnica de encapsulamento como alternativa para o emprego de solo contaminado por derivados de petróleo em camadas de base e sub-base de pavimentos. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: A indústria petroquímica ou do petróleo merece atenção especial. Em praticamente todas as etapas (perfuração, refino, armazenamento e distribuição) são gerados resíduos nocivos ao ambiente que representam um desafio para os responsáveis pelo seu gerenciamento. Dentre os diversos resíduos gerados pela indústria petrolífera, estão os Solos Contaminados por Derivados de Petróleo (SCPD). No estado do Ceará, a geração desse tipo de resíduo é proveniente de uma refinaria que fica localizada na cidade de Fortaleza. Durante as manutenções realizadas nas etapas de refino e armazenamento do petróleo, pode ocorrer o contato de derivados com o solo, contaminando-o, gerando assim, o SCPD. Esse resíduo acaba estocado em tambores, necessitando de alternativas para uma disposição final correta. Diante do exposto, resolveu-se estudar a incorporação do SCDP nas camadas granulares dos pavimentos de forma que se garanta a ausência de danos ao meio ambiente. Elaborou-se uma metodologia que permitiu avaliar a viabilidade técnica do uso do SCDP (natural ou estabilizado) na Pavimentação Rodoviária, usando a técnica de encapsulamento com cimento. No programa experimental desenvolvido foram executados os ensaios de caracterização, compactação, Índice de Suporte Califórnia (CBR), Resistência à Compressão Simples (RCS), Resistência à Tração por Compressão Diametral (RTCD), Módulo de Resiliência (MR), durabilidade, bem como a realização dos ensaios ambientais de lixiviação e solubilização. Observou-se, após a realização do programa experimental, que há possibilidade técnica para a incorporação do SCDP em camadas granulares de pavimentos. Os resultados mostram que a incorporação de resíduo ao solo natural, ou seja, uma estabilização granulométrica, já traz bons ganhos, uma vez que eleva o índice de suporte das misturas. Ao se adicionar cimento, foram obtidos ganhos significativos para CBR, MR, RCS e RTCD, bem como uma razoável condição de durabilidade. Porém, ambientalmente, em uma primeira avaliação, as concentrações dos parâmetros analisados no ensaio de solubilização ficaram acima do permitido. No entanto, é importante ressaltar que o método atual de avaliação dos parâmetros contaminantes não leva em consideração as condições que poderão ser encontradas em campo. Logo há a necessidade da concepção de um modelo de avaliação das propriedades mecânicas e ambientais para resíduos que venham a ser incorporados no processo de construção de pavimentos. Assim, a técnica de encapsulamento de contaminantes não pode ser desconsiderada como alternativa à incorporação do SCDP em camadas granulares de pavimentos
Abstract: The petrochemical industry or petroleum deserves special attention because, in practically all stages (drilling, refining, storage and distribution), residues that harm the environment and is a challenge to those responsible for their management are generated. Among the various wastes generated by the oil industry, are the Soils Contaminated by Petroleum Products (SCPD). In Ceará state, the generation of this type of waste is coming from a refinery that is located in Fortaleza city. During maintenance performed on the steps of refining and storage of petroleum, can occur contact derivatives with soil, contaminating it, thus generating SCPD which finishes stored in drums, requiring alternative for correct final disposal. Given the above, was decided to study the incorporation of SCDP in the granular layers of the floor so that it ensures no damage to the environment. A new methodology was developed allowing the assessment of the technical feasibility of using SCDP (natural or stabilized) in Road Paving, using the encapsulation technique with cement. In the experimental program developed, the characterization tests, compaction, California Bearing Ratio (CBR), Simple Compression Strength (RCS), Diametrical Compression (RTCD), Resilience Modulus (MR), durability were executed, thus as the achievement of the environmental tests of leaching and solubilization. Observed after conducting of the experimental program, there are technical possibility for the incorporation of SCDP in granular pavement layers. The results shown an incorporation of residue to the natural ground, in other words, a particle size stabilization already has considerable gains, since it increases the index support. By adding cement, significant gains were obtained from CBR, MR, RCS and RT, and a condition of reasonable durability. However, environmentally, in an initial assessment, the feasibility of using the SCDP on pavements was not possible, because the mix without cement and mixing with cement evaluated, obtained concentrations of the parameters analyzed in the assay solubilization above permitted. However, it is important to note that the current method of assessing contaminant parameters does not take into consideration conditions that might be encountered in the field, thus there is a need to design of a model to evaluate the mechanical and environmental properties for waste that may be incorporated in the pavement construction process. Thus, the encapsulation technique contaminants cannot be ignored as an alternative to incorporating SCDP granular layers of paving
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13379
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_fciteixeira.pdf14,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.