Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13371
Title in Portuguese: Modelagem, Organização e Representação do Conhecimento: proposta de elaboração da Biblioteca Virtual Temática em Vigilância Sanitária dos serviços de estética do município do Rio de Janeiro.
Author: Biolchini, Jorge C. de Almeida
Nascimento, Aline Vieira do
Keywords: Representação do conhecimento
Biblioteca Virtual Temática
Vigilância Sanitária
Ontologia
Issue Date: 2013
Publisher: http://isko-brasil.org.br/wp-content/uploads/2013/02/Estudos-avan%C3%A7ados-2.pdf
Citation: NASCIMENTO, A. V. ; BIOLCHINI, J. C. A.. Modelagem, Organização e Representação do Conhecimento: proposta de elaboração da Biblioteca Virtual Temática em Vigilância Sanitária dos serviços de estética do município do Rio de Janeiro. 2013. In: CONGRESSO ISKO BRASIL. Anais... Rio de Janeiro: ISKO/FUNDEPE, 2013. 310p. p. 283-288
Abstract in Portuguese: As ontologias têm se evidenciado cada vez mais no uso das técnicas de organização da informação, como um importante recurso na tentativa de melhorar os sistemas de busca de informação. As ontologias têm sido utilizadas, na área da gestão do conhecimento, como uma técnica para auxiliar a representação da informação. A modelagem se constitui de uma atividade que envolve o mapeamento do setor de forma que as ontologias tenham uma representação única. Na medida em que evolui, uma ontologia pode ter várias formas como um catálogo até uma taxonomia. Desde os primórdios a sociedade preocupa-se em tentar exercer controle sobre os mais diversos problemas existentes na vida coletiva e que é considerado riscos à saúde pública. Essas práticas contra o que é “nocivo” visam elaborar medidas de controle sanitário ambiental, alimentício, do exercício da farmácia e da medicina, de produtos, tecnologias e serviços, todos envolvidos no círculo saúde, doença, cuidado e qualidade de vida. Essa preocupação foi se desenvolvendo ao longo do tempo pela sociedade e aos poucos através das leis, sendo posta em prática pelo poder público, dando à população o direito à saúde de qualidade. O objetivo deste trabalho é propor, através da construção de ontologias, a elaboração de uma Biblioteca Virtual Temática em Vigilância Sanitária de Serviços de Estética. Inicialmente será identificado o setor dos serviços de estética, posteriormente serão elencadas as ontologias a serem utilizadas no sítio através da elaboração do mapa conceitual. A intenção é de proporcionar a armazenagem e manipulação do conhecimento no sistema de informação de tal maneira que estas possam ser usadas em qualquer tempo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13371
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_avnascimento.pdf181,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.