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dc.contributor.authorPinto, Leila Denise Cabral-
dc.contributor.authorMatos, Miriam Gondim-
dc.date.accessioned2015-09-24T17:53:06Z-
dc.date.available2015-09-24T17:53:06Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationPINTO, L. D. C.; MATOS, M. G.. UFC, Biblioteca Universitária, Marketing pessoal: Um estudo de caso. In: Fátima de Souza Freire; Carlos Alberto Barreira Pinto; Mirian Gondim Matos; Joana D'Arc de Oliveira; Eliene Maria Vieira de Moura; Maria Josineide Silva Góis; Teresa Cristina Aguiar Lima. (Org.). Gestão universidade: avaliação, participação e mudança. 1ed. Fortaleza: Edições UFC, 2008, v. 1, p. 207-218pt_BR
dc.identifier.issn978 85 7282 270 1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13363-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMarketing pessoalpt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.titleUFC, Biblioteca Universitária, Marketing pessoal: Um estudo de caso.pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Universidade Federal do Ceará tem um potencial de aproximadamente seis mil servidores. Conhecer a visão deste servidor mediante uma das unidades que a compõem é compreender que, estando ele inserido em um grupo, deve ter uma percepção de si e dos outros servidores que o rodeiam, imprimindo assim uma cultura específica que deve estar inserida na cultura geral da UFC. Objetivou-se saber o que pensa o servidor sobre si e sobre outro servidor da Instituição; saber também se ele utiliza, ou até mesmo conhece, o marketing pessoal, ferramenta sem a qual não se imprime marca pessoal, causando nele o ostracismo e até mesmo comodismo e baixa auto-estima. A utilização do marketing pessoal contribui para um aumento da auto-estima do servidor, influenciando assim a melhoria de sua imagem dentro da Instituição. Não se teria, contudo, uma boa compreensão do marketing se não se falasse de seus aspectos gerais, como: produto, que é o que se tenciona vender, o objeto de desejo do público-alvo; ponto, que é o local onde o produto se posicionará; preço, que é o valor pago pelo produto; e promoção, que são os meios de propagação para promover o produto. Para se poder prestar um bom serviço ao usuário da Biblioteca Universitária, observou-se a necessidade de descobrir se o servidor se utiliza do marketing pessoal, tema central deste trabalho. Trabalhando, então, com base nesse conceito, foram elaborados os questionários e executadas entrevistas com os servidores do Sistema de Bibliotecas da UFC. Analisando o Sistema de Bibliotecas por meio de um estudo feito em uma pesquisa de campo, descobriram-se os resultados que se seguem no decorrer deste trabalho. No capítulo seguinte, se fará breve comentário sobre a UFC e sua história, pois a unidade de estudo deste trabalho, o Sistema de Bibliotecas, está inserida na UFC. Neste contexto e por suas origens serem parecidas, a visão antropológica e histórica da Instituição é importante para a realização deste trabalho.pt_BR
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