Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13314
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os 15 anos do projeto sorriso grisalho e os avanços no campo da odontogeriatria
Autor(es): Moreira, Ana Carolina Lima
Moura, Paulo Matheus M. Moreira de.
Vasconcelos, Mayara de Oliveira
Lima Verde, Maria Elisa Quezado
Moura, Walda Viana Brígido de.
Regis, Rômulo Rocha
Palavras-chave: População idosa;Envelhecimento;Reabilitação oral
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista extensão em ação
Citação: MOREIRA, A. C. L; MOURA, P. M. M. M; VASCONCELOS, M. de. O, LIMA, M. E. Q. V; MOURA, W. V. B. de; REGIS, R. R. (2014)
Resumo: O constante crescimento da população idosa evidencia a necessidade de implantar programas na área de Geriatria e Gerontologia, buscando soluções e alternativas para uma melhoria da qualidade de vida do paciente idoso, capacitando pessoas para o manejo e cuidado diferenciado desse público-alvo. O presente estudo objetiva apresentar as contribuições do Projeto Sorriso Grisalho (PSG) para a comunidade acadêmica e para a sociedade, afirmando o significativo impacto na promoção da saúde dos idosos assistidos. A criação do PSG aconteceu há 15 anos na perspectiva de promover a saúde bucal para idosos participantes de grupos de convivência, por meio de oficinas de educação, exames e encaminhamentos para tratamento adequado. Essa ação de extensão ampliou-se na medida em que mais estudantes, técnicos administrativos e docentes integraram a equipe, prestando assistência odontológica em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), utilizando consultório odontológico portátil para o tratamento odontológico, realizando higiene bucal supervisionada, oficinas de saúde bucal e atividades lúdicas. Têm sido promovidos cursos de atualização para a comunidade acadêmica e profissional, bem como capacitação de cuidadores de idosos. Além disso, realizam-se pesquisas na área de Odontogeriatria visando o desenvolvimento de produtos que auxiliem no resgate da autoestima do longevo pelo restabelecimento do sorriso, mastigação e fala, resultando na elaboração de um protocolo de atendimento domiciliar odontogeriátrico e na busca de meios de para aumentar a autoestima do idoso a partir do uso de próteses. Diante disso, considera-se que o PSG possui elevada relevância na formação acadêmica dos estudantes de Odontologia envolvidos, bem como na promoção de saúde dos idosos assistidos.
Descrição: MOREIRA, A.C.L; MOURA, P.M.M.M.de; VASCONCELOS, M.de.O; et al. Os 15 anos do projeto sorriso grisalho e os avanços no campo da odontogeriatria. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 2, n. 7, 2014. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/174/120>. Acesso em: 21 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13314
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_anclmoreira.pdf303,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.