Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13312
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Modelagem de processos de negócios como ferramenta de auxílio à auditoria interna.
Autor(es): Azevedo, Amanda Costa
Soares Júnior, Luiz
Palavras-chave: Modelagem de processos de negócios;Sistema de qualidade;Auditoria interna
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista extensão em ação
Citação: AZEVEDO, A. C; SOARES, L. J. (2014)
Resumo: A modelagem de processos de negócios é uma ferramenta que permite a formalização, a documentação e a visualização dos processos de uma organização como um fluxo de tarefas, o que auxilia na sua gestão. Dentre as vantagens de se modelar processos, destacam-se a facilidade de realizar análise do procedimento modelado e a possibilidade de utilizar os modelos para disseminar conhecimentos organizacionais e realizar treinamento de pessoal. O trabalho apresentado neste artigo foi realizado no Laboratório de Metrologia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (LAMETRO), em parceria com a Associação Técnico-Científica Eng.º Paulo de Frontin (ASTEF), e a notação utilizada para a modelagem foi a Business Process Modeling Notation (BPMN). O LAMETRO possui um sistema de gestão da qualidade implantado com base na norma internacional ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, que estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Este artigo propõe um diagrama-modelo, para a realização de auditoria interna, elaborado com base na norma de auditoria em sistemas de gestão, ABNT NBR ISO 19011:2012. Além disso, traz uma aplicação da modelagem de processos em uma das áreas de atuação do laboratório, mostrando a utilidade da modelagem como ferramenta de auxílio à auditoria. O diagrama-modelo desenvolvido e os resultados deste trabalho podem ser utilizados em organizações públicas ou privadas, de qualquer porte, visto que, embora tenham sido elaborados em um laboratório, não são exclusivos para este tipo de organização.
Descrição: AZEVEDO, A.C; SOARES, L.J. Modelagem de processos de negócios como ferramenta de auxílio à auditoria interna. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 2, n. 7, 2014. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/175/119>. Acesso em: 21 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13312
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_acazevedo.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.