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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise de custos como ferramenta de gestão estratégica da educação superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilíbrio e margem de contribuição e sua aplicabilidade em IES privada
Autor(es): Casseb, Aline da Rocha Xavier
Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: IES privada;Margem de Contribuição;Ponto de Equilíbrio
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Citação: CASSEB, Aline da Rocha Xavier; RODRIGUES, Maxweel Veras Rodrigues. Análise de custos como ferramenta de gestão estratégica da educação superior: um estudo dos conceitos do ponto de equilíbrio e margem de contribuição e sua aplicabilidade em IES privada. Revista eletrônica Acta Sapientia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2014. Disponível em : <http://www.poleduc.ufc.br/revista/index.php/actasap/article/view/4/5>. Acesso em: 08 set. 2015.
Resumo: A partir de meados do século passado, abre-se, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a possibilidade de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas fornecer cursos de graduação e pós-graduação. Em virtude disso, amplia-se a concorrência nessa área, pois nesse período surgem IES privadas no sentido de atender a uma nova demanda. Em face a atual concorrência educacional, passa a existir a necessidade de gerir estrategicamente essas instituições. No intuito de contribuir para o atendimento da gestão das mesmas, o presente estudo surge com o objetivo de aplicar as ferramentas de gestão estratégica de custos, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio, em uma IES privada. Concretiza-se o estudo através de pesquisa de campo que se efetiva enquanto estudo de caso ao realizar uma pesquisa ação em oito cursos de graduação de uma IES privada. Ao final da mesma, conseguiu-se atingir o objetivo proposto, identificando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio para os oito cursos de graduação, além que ter a questão problema respondida, pois, apesar de algumas dificuldades encontradas quando da concretização das etapas propostas consegui-se retratar como os elementos na análise de custos contribuem para projeção de melhores resultados. Para conclusão da gestão estratégica mensurou-se o Grau de Alavancagem Operacional da IES, identificando uma boa situação quanto a capacidade de elasticidade de vendas.
Abstract: From the middle of the last century opens, through the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) the possibility of Higher Education Institutions (HEIs) to provide private graduate and undergraduate courses. By virtue of this, it enlarges the competition in this area because this period arise private institutions in order to meet the new demand. In the face of current educational competition, there is now the need to strategically manage these institutions. In order to contribute to the care of the management of the same, the present study appears with the aim of applying the tools of strategic cost management, Contribution Margin and Breakeven in private HEIs. Concretized the study through field research which is done as a case study to conduct an action research in eight undergraduate courses in private HEIs. At the end of it, we were able to achieve the proposed objective, identifying the contribution margin and breakeven for the eight courses, in addition to having the question answered problem because, despite some difficulties encountered when implementing the steps proposals achieve portray how elements in the analysis of projected costs contribute to better results. For completion of strategic management is measured the degree of operating leverage of IES, identifying a good situation as the ability of elasticity of sales.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13239
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