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Tipo: Dissertação
Título: Histórico, cálculo e irracionalidade de pi-grego
Título em inglês: History, calculation and pi-Greek irrationality
Autor(es): Oliveira, Francisco Lucas Santos
Orientador: Oliveira, Mário de Assis
Palavras-chave: Números irracionais;Cálculo diferencial;Matemática - estudo e ensino;Matemática - História
Data do documento: 2015
Citação: OLIVEIRA, Francisco Lucas Santos. Histórico, cálculo e irracionalidade de pi-grego. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2015
Resumo: O pi é um número de natureza singular, pois muitos homens em diversos momentos históricos se detiveram a calculá-lo e estudá-lo. Círculos podem ser vistos em quase todos os lugares, e como consequência, o pi também. Por estar tão presente na realidade, muitos foram os matematicos que se dedicaram ao estudo desse número e de seu valor numérico. Este trabalho, fruto de muita pesquisa, mostrará muitos dos diversos caminhos que os matemáticos fizeram para encontrarem uma aproximação para pi . Trataremos também neste trabalho as curiosas descobertas envolvendo este número, os famosos problemas em torno dele, assim como também os diversos métodos que foram usados para calculá-lo. A busca pelo valor numérico de pi levou os matemáticos a suporem sua irracionalidade, que posteriormente fora provada e também será feita aqui. Finalizaremos tratando de como podemos calcular de uma maneira diferenciadana sala de aula.
Abstract: pi is a number of singular nature because several men in different historical moments lingered themselves to calculate and study it. Circles can be seen in almost all places, and as a consequence, so can pi. Due to being so present in the reality, a huge number of mathematicians devoted themselves to the study of this number and its numerical value. This work, result of much research, will show many of the different ways that the mathematicians took to find an approximation for pi. We will also approach in this work the curious founds involving this number, the famous problems around it as well as the diverse methods which were used to calculate it. The search for the numerical value took the mathematicians to assume its irrationality which was proved afterwards and will be done here. We will finish approaching how we can calculate pi in the classroom in a different way.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13171
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