Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13091
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O indígena no discurso da Companhia de Jesus no Brasil
Autor(es): FEITOSA, Aécio
Palavras-chave: Cultura indígena;Jesuítas;Companhia de Jesus;Padre jesuíta
Data do documento: 1985
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: FEITOSA, A. (1985)
Resumo: Ao desembarcarem no Brasil em 1549 depararam-se os Padres da Companhia de Jesus com uma sociedade heterogênea composta por três culturas diferentes. De um lado, a cultura europeia representada pelos colonos vindos da metrópole e, de outro lado, a cultura africana e a indígena representadas respectivamente pelos escravos negros trazidos para os engenhos e, pelos índios, os naturais da terra. No seio desta sociedade e durante duzentos e dez anos (1549-1759) implantaram os Jesuítas um discurso catequético e pedagógico de suma importância para os interesses colonialistas de Portugal. Sem discriminação, este discurso foi endereçado aos brancos, aos negros e aos índios. Contudo, ao analisarmos este discurso, um aspecto marcante ressalta desta análise: o lugar primordial que os Jesuítas conferem aos indígenas com relação aos demais componentes étnicos do mundo colonial brasileiro...
Descrição: FEITOSA, Aécio. O indígena no discurso da Companhia de Jesus no Brasil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 38-44, 1985.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13091
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985_art_afeitosa.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.