Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13018
Title in Portuguese: O Problema de nucleação de alunos no transporte escolar
Title: Student nucleation problem
Author: Kloeckner, Natália Varela da Rocha
Advisor(s): Prata, Bruno de Athayde
Keywords: Logística
Agrupamento multicapacitado
Pesquisa operacional
Issue Date: 13-May-2015
Citation: KLOECKNER, N. V. R. (2015)
Abstract in Portuguese: A gestão do transporte escolar possui considerada relevância para o alcance da educação às diferentes esferas da sociedade, uma vez que representa para alguns alunos o único meio de acesso e permanência no ambiente escolar. Por esta razão, programas governamentais como, por exemplo, o Programa Nacional de Transporte Escolar, no caso brasileiro, visa à contribuição financeira para aquisição de ônibus para os municípios. Contudo, a medida não representa uma solução em si mesma, pois antes de se ofertar o serviço, há a necessidade de rotear o percurso que o ônibus deve fazer a fim de atender satisfatoriamente a todos os alunos demandantes, o que reflete diretamente no desempenho dos resultados econômicos, operacionais e sociais das instituições envolvidas. Nesse âmbito, aborda-se o problema de Nucleação de Alunos no Transporte Escolar, que consiste em alocar cada aluno, em sua respectiva série, na escola mais próxima possível de sua residência, considerando a capacidade que cada série possui para atendimento da demanda. Logo, trata-se de otimizar os agrupamentos formados de tal modo a reduzir o percurso de translado do aluno para a escola, o que resulta em uma otimização de tempo, redução do custo da viagem, melhor bem-estar do aluno e incremento do processo de aprendizagem. Para isso, o presente trabalho tem por objetivo propor um modelo matemático para agrupar os alunos, por série, em cada escola. A formulação proposta foi aplicada em um estudo de caso na cidade de Maranguape, no Estado do Ceará, apresentando resultados consistentes
Abstract: The management of school transportation has considered relevance to the reach of education to different spheres of society, as it is for some students the only means of access and permanence in the school environment. For this reason, government programs such as the National Programme for School Transportation, in Brazil, aims the financial contribution to the acquisition of buses for municipalities. However, the measure is not a solution in itself, because before offering the service, there is the need to route the journey that the bus must do to meet satisfactorily all the claimant students, which directly reflects on the performance of economic, operational and social outcomes of the institutions involved. In this framework, the Student Nucleation Problem on the School Transport (Nucleação de Alunos no Transporte Escolar) is addressed, which consists of allocating each student, in his respective grade, in the nearest possible school to his residence, considering the capacity that each school grade has to meet the demand. Therefore, the aim is to optimize the groupings formed in such a manner to reduce the journey of transfer of the student to the school, which results in an optimization of time, reduction of travel costs, better student welfare and an increment in the process of learning. To accomplish this task, the present work aims to propose a mathematical model to cluster students, by grade, in each school. The proposed formulation is applied to a case study in the city of Maranguape, State of Ceará, Brazil, presenting consistente results
Description: KLOECKNER, N. V. R. O Problema de nucleação de alunos no transporte escolar. 2015. 57 f. Dissertação (Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13018
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:GESLOG - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_nvrkloeckner.pdf2,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.