Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12996
Título: Processo, representação e objeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas
Título em inglês: Process, representation and design: topics for a teaching methodology based on the design and practical daily action
Autor(es): Brasil, Aléxia Carvalho
Marinho, Claudia Teixeira
Cardoso, Daniel Ribeiro
Palavras-chave: Metodologia
Ensino
Projeto
Criação
Data do documento: 2012
Editor: Sociedade Brasileira de Design da Informação
Citação: BRASIL, A. C.; MARINHO, C. T.; CARDOSO, D. R. (2012)
Resumo: A proposta deste artigo é apresentar os fundamentos de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido na UFC (Universidade Federal do Ceara), sobre os processos de criação que engendram o projeto de design. A partir de conceitos oferecidos por De Certeau - lógica das ações - e da metodologia de pesquisa oferecida pela Critica Genética – voltada para o estudo dos documento de processo da criação –, propomos uma abordagem processual do design. Buscamos, portanto, uma metodologia de projeto centrada na lógica das ações; como complemento daquelas metodologias de projeto, então centradas na lógica científica
Abstract: The purpose of this paper is to present the notes of a research project that is being developed in the UFC (Federal University of Ceara), about the creative processes that engender the design project. From the concepts presented by De Certeau,-logic of actions - and the research methodology offered by the Critical Genetics - dedicated to the study of the document creation process - we propose a procedural approach to design. We seek, therefore, a design methodology centered on the logic of actions, in addition to those design methodologies, then focused on the scientific logic
Descrição: BRASIL, Alexia C. ; MARINHO, Claudia T.; CARDOSO, Daniel R. Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas. InfoDesign | Revista Brasileira de Design da Informação / Brazilian Journal of Information Design, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 189–200, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12996
ISSN: 1808-5377
Aparece nas coleções:DAU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_acbrasil.pdf205,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.