Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12988
Title in Portuguese: O PIBID e o papel das tríades formativas na formação inicial e continuada de professores de ciências: a formação de professores de química em questão
Title: The PIBID and the role of training triads in initial and continuing training of science teachers: the formation of chemistry teachers in question
Author: Mesquita, Joyce Melo
Advisor(s): Lima, Isaías Batista de
Keywords: Professores - Formação
Química - Estudo e ensino
Issue Date: 2015
Citation: MESQUITA, Joyce Melo. O PIBID e o papel das tríades formativas na formação inicial e continuada de professores de ciências: a formação de professores de química em questão. 2015. 146 f. Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2015
Abstract in Portuguese: O Ensino de Ciências/Química apresenta uma importante função no desenvolvimento da sociedade contemporânea, pois possibilita uma leitura de mundo necessária para a melhoria da relação do homem com seu gênero e o meio ambiente. Neste sentido, destaca-se o papel do professor de Ciências/Química, sua função social na construção do conjunto de saberes necessário ao exercício da cidadania. À contramão da importância do referido ensino e de seu profissional encontram-se os cursos de formação inicial de professores de Ciências/Química que, de forma deficiente, impedem uma formação afinada às urgências da educação básica, pois trabalha no tipo ideal de uma sala de aula desejável, ignorando problemas e desafios de um saber que cada vez mais se complexifica para fazer frente às demandas do mundo contemporâneo. Daí, a formação inicial de professores de ciências tem se apresentado deficiente para assumir tal desafio, pois ainda está ancorado na ideia de que a atividade docente é simples, requerendo tão somente um conjunto de saberes específicos de um campo de saber para executá-la. Tal diagnóstico tem colocado duas teses como campos antagônicos da consideração da formação de professores de ciências, a saber: a racionalidade técnica e a racionalidade prática. A racionalidade técnica é marcada por uma visão reduzida do processo de formação de professores ancorada na combinação de conhecimentos do conteúdo e de algumas práticas pedagógicas. Já a racionalidade prática compreende o professor como um pesquisador de sua atividade que, através do diálogo com seus pares, é capaz de orientar suas ações futuras em um constante processo de ação-reflexão, logo um professor autônomo e crítico/reflexivo. Neste contexto, este trabalho buscou investigar o papel do PIBID e das tríades formativas em ações de formação inicial e continuada para professores de Ciências/Química da rede básica de ensino da cidade de Sobral (CE), professores formadores da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e Licenciandos do subprojeto interdisciplinar do PIBID/UVA. Para tanto, reuniu os três atores citados em atividades de formação (oficinas e grupos de estudo) visando o desenvolvimento de uma racionalidade prática. A investigação se pautou pelo uso dos métodos dedutivo e indutivo. O primeiro é caracterizado pela pesquisa bibliográfica. O segundo se referiu à pesquisa de campo. As análises utilizadas se referenciaram por uma abordagem qualitativa. Quanto ao nível a pesquisa se caracterizou como descritiva e com uso das técnicas da pesquisa participante. As técnicas de pesquisa utilizadas foram questionários, entrevistas semi-estruturadas e o uso da observação participante e sistemática, através do registro em diário de bordo. Os resultados evidenciam (a) o potencial das tríades formativas, inseridas no contexto do PIBID, para aproximar a universidade da escola; (b) potencializa a formação inicial a uma perspectiva mais afinada à realidade da educação básica;(c) fortalece nas instituições (Universidade/Escola) parcerias formativas que tomam o empírico da sala de aula como espaço formativo e reflexivo.
Abstract: The teaching of Science/ Chemistry present an important function in the development of the modern society, so it enables a necessary world reading in order to improve the relation between men and its gender and his environment. In this sense stands out the role of the Science/Chemistry teacher, his role in the building of necessary knowledge with the purpose of putting the citizenship. On the other hand of the importance of the referred teaching and his professional it can be found the initial Science/ Chemistry teachers training courses that, in an defective way, impedes a well made training at the urgency of basic education, since it works in a desirable classroom, ignoring the problems and challenges of a knowledge that is getting more and more difficult to the modern world demanding. So, the initial science teachers training has been presented defective to face that challenge, since it is still based on the idea that the teachers role is simple, requiring just a specific group of knowledge field to put it into practice. This diagnostic has put two theses as opposite fields in the understanding of the science teachers training: technical rationality and practical rationality. The technical rationality is characterized as a reduced view of the teachers training process anchored in the knowledge combination of the contents and some pedagogical practices. Then the practical rationality understands the teacher as a researcher of his practice, that through the dialogue with his workmates, he is able to guide his future actions in a reflection-action, so a reflexive/ critical. On this context, this project looked for to investigate the PIBID roll training triads in initial and continuing training activities for teachers of science/ chemistry teaching basic network, educators from Vale do Acaraú State University (UVA) and undergraduate students from PIBID\\UVA. So it got together three actors, which it was mentioned (workshop and learning circle) aiming the development of rationality practice, the investigation used the deductive and inductive. The first one is characterized by the bibliographic research. The second one is related to field research. The analyzes used made reference to a qualitative approach. Related to the research level it was characterized as descriptive and using techniques of the research. The researches techniques used were questionnaires, interviews and the use of active observation and systematic, through a registration in a boarding agenda. The results shows the potential of training triads, which are inserted in the PIBID context, in order to bring closer the university and school; (b) enhance the initial training to a better perspective to the basic education reality; (c) strengthen in institutions (university/school) training partnership which understand the classroom as a formative and reflexive space.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12988
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_jmmesquita.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.