Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis Filho, Osmar Gonçalves dos-
dc.contributor.authorMorais, Isabelle Freire de-
dc.date.accessioned2015-06-30T15:06:24Z-
dc.date.available2015-06-30T15:06:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMorais, I. F.; Reis Filho, O. G. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12985-
dc.descriptionMORAIS, Isabelle Freire de. Fotografia e encenação: cena expandida em fusões com o teatral. 2015. 121f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThrough a reflexive exercise we search to understand how the staging, this gesture originally from theater, not referring to it incessantly, though not completely excluding it, acquired meaning in photographic language. The starting point was the understanding of staging as a game, as an operation of inventions, as a creative gesture that extends the photographed protocol. Our approach also searches to explore crossings, mergers and contaminations established between the photographic and theatrical languages and their reverberations in the image representation of the human. In addition to reflexions of theoretical nature, this work proposes a reading exercise of some selected images from the work of photographers Duane Michals and Jorge Molder. These issues are mainly inspired in two thinkers: François Soulages and his aesthetic of "that was staged" and André Rouillé with his concept of expression-photography. Their contributions constitute the core for our reflexions, which however, were expanded and reached other authors as we make our investigative journey.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectStagingpt_BR
dc.subjectFotografia artísticapt_BR
dc.subjectTeatro na artept_BR
dc.subjectDesempenho (Fotografia)pt_BR
dc.subjectCrítica fotográficapt_BR
dc.titleFotografia e encenação: cena expandida em fusões com o teatralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrLançamos-nos em um exercício reflexivo buscando entender como a encenação, esse gesto originário do teatro, deixando de remeter incessantemente a ele, embora não o exclua por completo, adquiriu sentido na linguagem fotográfica. Para tanto, partimos do entendimento de encenação como jogo, como uma operação de invenções, como um gesto criativo que amplia o protocolo do fotografável. Nossa abordagem busca, também, explorar atravessamentos, fusões e contaminações que se instauram entre as linguagens fotográfica e teatral e suas reverberações na representação imagética do humano. Além das reflexões de ordem teórica, este trabalho propõe um exercício de leitura de algumas imagens selecionadas da obra dos fotógrafos Duane Michals e Jorge Molder. Nossas questões são inspiradas, principalmente, em dois pensadores: François Soulages com sua estética do “isto foi encenado” e André Rouillé com seu conceito de fotografia- expressão. Suas contribuições se constituem núcleo de onde partem nossas reflexões que, contudo, se expandem e atingem outros autores a medida que realizamos nossa travessia investigativa.pt_BR
dc.title.enPhotography and staging: scene expanded in mergers with theatricalpt_BR
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_ifmorais.pdf17,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.