Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1298
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os jogos pedagógicos na aprendizagem da linguagem escrita: o que pensam e fazem professores da educação infantil e do ensino fundamental? |
Título em inglês: | The games in the teaching of learning written language: what to think and make early childhood education teachers and elementary school? |
Autor(es): | Dias, Alessandra Pereira |
Orientador: | Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues |
Palavras-chave: | Medicação pedagógica;Jogos pedagógicos;Linguagem escrita;Jogos no ensino de língua portuguesa;Jogos educativos;Aprendizagem por atividades - Fortaleza (CE);Língua portuguesa - Estudo e ensino - Fortaleza (CE);Crianças - Linguagem;Crianças - Escrita;Professores de educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Atitudes;Professores de ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Atitudes;Análise de interação em educação - Fortaleza (CE);Prática de Ensino |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | DIAS, Alessandra Pereira. Os jogos pedagógicos na aprendizagem da linguagem escrita: o que pensam e fazem professores da educação infantil e do ensino fundamental? 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2009. |
Resumo: | Esse trabalho se propôs a investigar a concepção e uso de jogos pedagógicos no ensino da linguagem escrita por professores de educação infantil e ensino fundamental na cidade de Fortaleza. Partiu-se do pressuposto que havia uma descontinuidade do uso de recursos lúdicos entre a educação infantil e a primeira série do ensino fundamental. Tinha-se como pressuposto a compreensão de que não era o jogo em si, mas a situação interativa e simbólica que possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Os referenciais teóricos que embasaram esse trabalho estavam pautados na teoria histórico cultural de Vygotsky e na teoria sócio antropológica de Brougére. A pesquisa foi realizada utilizando-se observação em sala de aula e entrevistas individuais com os professores, buscando registrar as situações de mediação do professor junto aos alunos e identificar as concepções que fundamentam as formas de intervenção pedagógica utilizando recursos lúdicos nesses dois níveis de ensino e as práticas pedagógicas. Na escola pesquisada existia uma preocupação efetiva quanto ao processo continuado de capacitação dos professores e isso possibilitava uma coerência na utilização de recursos didáticos, dentre eles o jogo, e compreensão teórica de sua implicação no processo ensino-aprendizagem. Esse trabalho vem destacar a importância de se considerar o desafio de ensinar com jogos diante de diversos discursos acerca de seu uso apontando que são as situações de interação que promovem a aprendizagem e não o uso de material lúdico, reafirmando a visão vygotskiana da centralidade da mediação pedagógica no processo ensino e aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1298 |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_dis_apdias.PDF | 8,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.