Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Isaías Batista de-
dc.contributor.authorLopes, Rogério Mendes-
dc.date.accessioned2015-06-29T12:03:24Z-
dc.date.available2015-06-29T12:03:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLOPES, Rogério Mendes. A concepção do ensino de clonagem nos livros didáticos de biologia do ensino médio numa perspectiva histórica. 2015. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12963-
dc.description.abstractThis research had as main purpose the science history analysis present in the secondary school biology textbooks, taking as focus the cloning theme. The choice of this theme happened due to many scientific, religious and ethical discussions, especially since the advent of Dolly the sheep in the mid 1990s. A second purpose of this research is providing to teachers a supporting material that talks historically about cloning and its social implications to be used during the classes about the theme. This research presented a deductive approach as method, founded in formal logical principles of bibliographic materials analysis that were chosen to the study, chasing an analysis founded in the rational logic of the arguments present on the selected material of the research. As to the research level, is characterized as an exploratory research, having as purpose to measure identifiable hypotheses to subsidize further studies. In this case the hypothesis that the use of the history of science applied to biology teaching in the cloning theme enhances the improved understanding of the subject by high school students, promoting the improvement of their learning. Still is outlined as a bibliographic research, constructed by search in books, dissertations and thesis related to the study of the history of science, besides the high school textbooks. The approach of history of science had as function to show that the science is not linear, nor the discoveries happen without the connection with other researches and social and historical events. It was tried to work through a historical analysis which took aspects that were analyzed on the historical narratives, such as: idea of continuity, accumulation of knowledge, linearity and presentation of positive results in researches. The results obtained in the research showed that the high school textbooks present only some aspects of history of science, being more evident the presence of biographies and the most important achievements of the scientists.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiologia - Ensino médiopt_BR
dc.subjectClonagempt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA concepção do ensino de clonagem nos livros didáticos de biologia do ensino médio numa perspectiva históricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorLeite, Raquel Crosara Maia-
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo central a análise da História da Ciência presente nos livros didáticos de Biologia do ensino médio, tomando como foco o tema Clonagem. A escolha desse tema se deu em virtude de ter gerado muitas discussões científicas, religiosas e éticas, especialmente desde o advento da ovelha Dolly, em meados da década de 1990. Um segundo objetivo da pesquisa é o de fornecer ao professor um material de apoio que aborde historicamente a Clonagem e suas implicações sociais para ser utilizado durante as aulas sobre o tema. Esta pesquisa apresentou, quanto ao método, a abordagem dedutiva, fundada em princípios lógicos formais de análise dos materiais bibliográficos selecionados para estudo, perseguindo uma análise fundada na lógica racional dos argumentos presentes nos materiais selecionados para a pesquisa. Quanto ao nível da pesquisa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, tendo como objetivo mensurar hipóteses identificáveis para subsidiar estudos posteriores. Neste caso, a hipótese de que o uso da História das Ciências aplicada ao ensino de Biologia no tema clonagem potencializa a melhoria da compreensão do tema por parte dos alunos do ensino médio, promovendo a melhoria de sua aprendizagem. Ademais, delineia-se como uma pesquisa bibliográfica, constituída por consultas a livros, teses e dissertações relacionados ao estudo da História da Ciência, além dos livros didáticos do ensino médio. A abordagem da História da Ciência teve como função evidenciar que a Ciência não é linear, nem as descobertas acontecem sem ligação com outras pesquisas e eventos sociais e históricos. Buscou-se trabalhar, portanto, mediante uma análise de cunho histórico que levou aspectos que foram analisados nas narrativas históricas, a saber: a ideia de continuidade, de acumulação de conhecimento, de linearidade e da apresentação de resultados positivos nas pesquisas. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciaram que os livros didáticos do ensino médio apresentam apenas alguns aspectos da História da Ciência, sendo mais evidente a presença de biografias e as principais realizações dos cientistas.pt_BR
dc.title.enThe design of cloning of education in biology textbooks of secondary education in a historical perspectivept_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rmlopes.pdf6,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.