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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental e manguezais: uma proposta de ensino colaborativo para alunos de uma escola pública de ensino médio em Aquiraz
Título em inglês: Environmental education and mangroves : a proposal for collaborative education for students of a public school high school in Aquiraz
Autor(es): Nolêto, Humberto Joca
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Coorientador: Leite, Raquel Crosara Maia
Palavras-chave: Biologia;Manguezais;Educação ambiental;Escola pública - Aquiraz
Data do documento: 2015
Citação: NOLÊTO, Humberto Joca. Educação ambiental e manguezais: uma proposta de ensino colaborativo para alunos de uma escola pública de ensino médio em Aquiraz. 2015. 52 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2015
Resumo: Observamos que um dos maiores desafios da sociedade para alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável é o processo de materialização da sustentabilidade, ou seja, a transformação do discurso em ação prática. Nesse processo, encontramos os verdadeiros obstáculos e surgem as grandes discordâncias sobre como construir um desenvolvimento racional e sustentável, que possibilite: justiça social, sustentabilidade ambiental, viabilidade econômica, democracia participativa, ética comportamental e solidariedade. O presente trabalho tem como objetivos estimular e analisar o trabalho em grupos de forma participativa com projetos educacionais que envolvam o cotidiano do aluno e a comunidade escolar. Com a perspectiva de identificar as percepções dos alunos antes da aplicação do projeto e posteriormente a realização do mesmo. Além de produzirmos um produto na forma de um blog educativo, com sugestões e estratégias didáticas para o trabalho com este tema juntamente com as produções desenvolvidas pelos alunos. A pesquisa foi realizada com quarenta alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola pública no município de Aquiraz. Observamos durante a resolução das questões que muitos alunos demonstraram reconhecer os itens contidos sobre o assunto, porém demonstraram um pouco de insegurança para discuti-los. Na análise das respostas obtidas nos questionários e das atividades educativas diversificadas. Foi realizada a estruturação dos gráficos a partir desses resultados e encontramos dados bem relevantes do ponto de vista da pesquisa tanto no pré-teste quanto no pós-teste, além de que foi muito evidente um maior dinamismo e envolvimento por parte dos alunos nas atividades educativas diversificadas. Concluímos que os alunos conhecem a problemática da degradação do manguezal na comunidade apesar de não haver um projeto educativo na escola ou ação pública que enfatize esse contexto.
Abstract: We observed that one of the major challenges societies to achieve a model of sustainable development is the process of materialization of sustainability, is the transformation of speech into practical action. In the process, we find the real obstacles and emerge the big disagreements about how to build a sustainable and sound development, which enables: social justice, environmental sustainability, economic sustainability, participatory democracy, behavioral ethics and solidarity. This paper aims to stimulate group work in a participatory manner with educational projects that involve the daily life of the student and the school community. With the prospect of identifying the perceptions of students before the application of the design and subsequent to completion of the same. In addition to produce a product in the form of an educational blog, with tips and teaching strategies for working with this theme along with the productions performed by students. The research was conducted with forty students of the 2nd year of high school at a public school in Aquiraz. Observed during the resolution of the issues that many students demonstrated recognize the items contained on the subject, but showed a bit of insecurity to discuss them. In analyzing the responses from the questionnaire and diverse educational activities. Structuring of charts was performed from these results and find good relevant data from the point of view of research both in the pre-test and post-test, and that was very apparent greater dynamism and involvement by students in educational activities diversified. We conclude that students know the problem of degradation of mangrove community despite not having an education project in school or public action that emphasizes this context.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12962
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