Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12948
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Africanismos no português do Brasil
Autor(es): Aragão, Maria do Socorro Silva de
Palavras-chave: Cultura negra;Cultura brasileira;Lingua;Sociedade;Religião
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: Aragão, M. S. S. (2011)
Resumo: Durante muito tempo a influência da cultura negra, trazida ao Brasil pelos africanos que para aqui vieram como escravos, não foi estudada e devidamente valorizada quanto à sua importância para a formação cultural do povo brasileiro e da língua portuguesa do Brasil. Se levarmos em conta que ainda hoje há dúvidas sobre o número de africanos que aportaram no Brasil, sua origem étnica e geográfica, muito desse descuido, para não dizer descaso, pode ser justificado. O fato de os negros terem vindo como escravo logicamente pesou, e ainda essa, para esta omissão. Apesar de sua condição de escravos, foi todo um grupo de pessoas de classe sociocultural elevada que veio para o Brasil. Este fato sociocultural pode ter sido um dos motivos da não importância dada à influência africana na língua portuguesa do Brasil, pois como diz Martinet (s/d.:100,) a questão não está em procurar saber como língua e cultura se influenciam, mas em tentar estabelecer uma “identidade de relações entre factos linguísticos e factos culturais, sendo ambos condicionados pela necessidade da vida em sociedade”.
Descrição: ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Africanismos no português do Brasil. Revista de Letras, Fortaleza, v. 30, n.1/4, 2010/2011, p. 7-16.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12948
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_mssaragao.pdf455,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.