Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12945
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Variação da expressão da futuridade verbal nos tipos de discurso da ordem do expor
Autor(es): Alves, Thiago Gil Lessa
Soares, Maria Elias
Palavras-chave: Futuridade;Variação;Tipos de discurso
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: Alves, T. G. L.; Soares, M. E. (2011)
Resumo: Este artigo trata da variação, nos tipos de discurso da ordem do expor, entre três formas de codificação do subdomínio funcional de expressão da futuridade: presente do indicativo, perífrase ir + infinitivo e futuro do presente do indicativo. São objetivos do trabalho: a) delimitar subdomínios funcionais de expressão da futuridade, relacionando-os aos tipos de discurso do expor; b) analisar a variação entre as formas acima, usando princípios e metodologia da Teoria da Variação e Mudança. A pesquisa analisa dados obtidos do uso da língua, provenientes do corpus do projeto Estudo da Língua Oral do Cariri, e busca fatores linguísticos e sociais que possam condicionar o uso das variantes, submetendo esses dados a tratamento estatístico através do pacote computacional VARBRUL. Os resultados demonstram que fatores linguísticos como marcação contextual da futuridade e o fator social idade são relevantes na variação das formas em questão nos tipos de discurso observados.
Descrição: ALVES, Thiago Gil Lessa; SOARES, Maria Elias. Variação da expressão da futuridade verbal nos tipos de discurso da ordem do expor. Revista de Letras, Fortaleza, v. 30, n.1/4, 2010/2011, p. 122-129.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12945
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_tglalvesmesoares.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.