Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12857
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Subjetividade e filosofia com crianças: um relato de experiência e reflexão |
Autor(es): | Zanello, Valeska |
Palavras-chave: | Filosofia para crianças;Filosofia com crianças;Subjetividade;Comunidade de investigação;Subjetividade social |
Data do documento: | 2004 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.revistapsicologia.ufc.br |
Citação: | ZANELLO, Valeska. Subjetividade e filosofia com crianças: um relato de experiência e reflexão. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.22, n.1, 2004, p 38-47. |
Resumo: | O presente texto visa analisar a experiência da autora no programa Filosofia na Escola, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília junto à Fundação Educacional do Distrito Federal. Propõe-se uma leitura a partir da perspectiva dos processos de subjetivação para a compreensão das dinâmicas ocorridas desde a implementação do programa até os modos de funcionamento das comunidades de investigação tanto do corpo docente quanto discente, bem como suas possíveis imbricações. O amálgama escolhido como fio condutor na compreensão é a idéia de sentido, que engloba tanto a dimensão cognitiva quanto a afetividade do sujeito, ou seja, o modo como é afetado (o seu sentir). Procura-se apontar, a partir destas reflexões, um papel específico para o psicólogo neste tipo de programa. |
Abstract: | This article aims to analyze the author experience in the Philosophy in School program, developed by the University of Brasília and Educational Foundation of Federal District. It proposes a point-of-view of the subjectivity processes for the comprehension of the dynamics happened from the program beginning until the inquiry communities operation ways- including teaching staff and student body-and theirs implications. The amalgam chosen as principal way in the comprehension is the idea of "sense", which comprises the cognitive and affective (manner how the subject is affected) dimensions. It searches then to point out a specific role to the psychologist in this kind of program. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12857 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_art_vzanello.pdf | 901,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.