Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12792
Title in Portuguese: Otimização do desenvolvimento de traçados de estradas de rodagem: uma aplicação da teoria dos grafos
Author: Prata, Bruno de Athayde
Costa, Magno Gonçalves da
Rodrigues, Carlos Diego
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Keywords: Projeto geométrico
Grafos
Otimização
Issue Date: 2004
Publisher: Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET
Citation: PRATA, B. A. et al. Otimização do desenvolvimento de traçados de estradas de rodagem: uma aplicação da teoria dos grafos. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO CEFET, 4., 2004, Fortaleza. Anais... Fortaleza: CEFET, 2004.
Abstract in Portuguese: As estradas de rodagem são obras responsáveis por altos custos de oportunidade no orçamento de um país, devendo ser cuidadosamente planejadas para evitar prejuízos econômicos ao longo do seu tempo de serviço. O projeto geométrico é de suma importância para que a construção de uma estrada seja economicamente viável, pois nesta fase devem ser equilibradas as variáveis extensão da via e movimentos de terra. Para otimizar o desenvolvimento de traçados, analisando somente as variáveis topográficas do projeto de uma rodovia, foi utilizada a técnica da Teoria dos Grafos, onde fatores de custo foram associados aos arcos de um grafo, buscando-se o trajeto que minimiza o custo total. O modelo proposto foi aplicado na região no entorno do Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde as simulações realizadas no terreno apresentaram resultados coerentes, corroborando a aplicação do procedimento idealizado neste trabalho para o desenvolvimento de traçados em estradas de rodagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12792
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_baprata_otimizacao.pdf219,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.