Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12786
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Desafio da gestão de infra-estruturas urbanas para o desenvolvimento sustentável das cidades
Autor(es): Sousa Júnior, José Nauri Cazuza de
Prata, Bruno de Athayde
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Desenvolvimento sustentável;Infraestrutura urbana;Metrópoles - Desenvolvimento;Sistema de Informações Geográficas
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR
Citação: SOUSA JÚNIOR, J. N. C. ; PRATA, B. A. ; NOBRE JÚNIOR, E. F. O Desafio da gestão de infra-estruturas urbanas para o desenvolvimento sustentável das cidades. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 11., 2005, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UNIFOR, 2005.
Resumo: Atualmente, principalmente nos países em desenvolvimento, existe dificuldade em se gerenciar as infra-estruturas urbanas, devido à inexistência ou a precariedade de um planejamento estratégico do meio urbano. Esta falta de planejamento dificulta a análise e a tomada de decisões necessárias para a manutenção da qualidade das instalações supracitadas. Neste trabalho foram analisadas as infra-estruturas urbanas, com o objetivo de apresentar o desafio da sua gestão para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para consecução deste propósito, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, ressaltando os principais aspectos a serem explicitados. Primeiramente, foram apresentados conceitos básicos de infra-estrutura e de infra-estrutura urbana, seguidos de sua classificação. Mostrou-se a importância das utilidades (utilities) no desenvolvimento das metrópoles, assim como uma visão geral acerca da avaliação do seu desempenho. A avaliação deve ser realizada permanentemente, com o intuito de garantir que as infra-estruturas urbanas sejam capazes de prestar seus serviços de forma eficiente. Para avaliar tais utilidades, é necessário utilizar os indicadores de desempenho, que analisam as características estruturais e funcionais das infra-estruturas urbanas, além de sua capacidade e suficiência. Uma das formas de se gerir as infra-estruturas urbanas é utilizando os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que permitem realizar análises complexas, possibilitando a simulação de vários cenários de modo a propiciar uma tomada de decisão eficaz em intervenções no sistema modelado. Como consideração final do trabalho é importante destacar a importância deste artigo, dada a carência de referencias teóricas na área de planejamento de infra-estruturas urbanas em nosso país. Com a finalidade de ampliar a pesquisa sobre esse tema, sugere-se a revisão de outras abordagens de gestão de infra-estruturas, objetivando compará-las com a abordagem SIG.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12786
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_baprata_o_desafio.pdf37,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.