Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12743
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise da eficiência da infraestrutura portuária do nordeste brasileiro baseada em análise envoltória de dados
Autor(es): Sousa Júnior, José Nauri Cazuza de
Prata, Bruno de Athayde
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Magalhães, Petrônio de Sá Benevides
Palavras-chave: Análise envoltória de dados;Avaliação de desempenho portuário;Sistemas de apoio à decisão
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Citação: SOUSA JÚNIOR, J. N. C. et al. Análise da eficiência da infraestrutura portuária do nordeste brasileiro baseada em análise envoltória de dados. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008. p. 01-14.
Resumo: O sistema portuário é elemento chave para o desenvolvimento de determinada região. Nesse contexto, a avaliação de desempenho tornasse fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades do setor em foco. A Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) é uma técnica, baseada em programação matemática, que analisa, com base nos recursos e produtos utilizados em um dado processo, a eficiência relativa de um conjunto de unidades tomadoras de decisão. O presente trabalho teve como objetivo elaborar modelo para a medição da eficiência relativa dos portos da região Nordeste do Brasil no ano de 2006, adotando o modelo DEA orientado a inputs. Foram considerados dois inputs (comprimento dos berços e calado admissível) e um output (movimentação, em toneladas ou em número de contêineres). Este modelo foi aplicado, por intermédio do programa SIAD versão 3.0, aos 22 portos da região supracitada, sendo estes classificados por tipo de carga. Pela análise realizada, foi possível constatar que a maioria dos portos do Nordeste tem subaproveitamento de sua infraestrutura. A obtenção das eficiências dos portos nordestinos permitiu observar que estes têm capacidade de movimentar maior quantidade de mercadorias com os mesmos inputs (especialmente a infraestrutura analisada). A Análise de Envoltória de Dados mostrou-se como técnica que pode contribuir com os tomadores de decisões para a análise, a gestão e o planejamento no setor portuário.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12743
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_baprata_analise_da_eficiencia.pdf160,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.