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Tipo: Dissertação
Título: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e seu contributo para a formação de professores na Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: The Program Institutional Initiation Scholarships to teaching and your contribution to the teacher training Federal University of Ceará
Autor(es): Cunha, Rita de Cássia Braga Cavalcante
Orientador: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Teacher education;Public policy;Professores - Bolsas de estudo - Fortaleza(CE) Professores - Formação - Fortaleza(CE);Professores - Formação - Fortaleza(CE);Bolsas de estudo - Política governamental - Avaliação - Fortaleza(CE);Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(Brasil)
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: CUNHA, Rita de Cássia Braga Cavalcante. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e seu contributo para a formação de professores na Universidade Federal do Ceará. 2015. 93f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: Estuda as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de professores na Universidade Federal do Ceará (UFC) na percepção dos sujeitos participantes, quanto ao cumprimento dos objetivos do referido programa. Com o intuito de conhecer mais sobre a história da formação de professores no Brasil revisitou-se o trabalho de Dermeval Saviani e se analisou o contexto social e político que influenciou as reformas educacionais na busca de compreender a criação e implantação do PIBID. Esta pesquisa é fundamentada com as políticas públicas para a formação de professores, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB até as normativas que ordenam o programa. Tem-se como opção metodológica à pesquisa de natureza básica, do tipo exploratória, utilizando como procedimento técnico o estudo de caso de abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi o PIBID-UFC com extensão nas escolas públicas de Educação Básica onde são desenvolvidas as ações do referido programa. O universo é composto de todos os sujeitos participantes do programa em 2014, quais sejam: 359 bolsistas de iniciação à docência, 54 supervisores, 24 coordenadores de área, três coordenadores da gestão e a coordenadora institucional. A amostra, não probabilística, se constituiu de 23 bolsistas de iniciação a docência, seis supervisores e a coordenadora institucional. Privilegiados foram, pois, 14 subprojetos, em 13 das 27 escolas onde se desenvolvem atividades do Programa. Os instrumentos de coleta de dados foram utilizados nas etapas de análise documental, observação, entrevista e questionário. A análise dos dados coletados foi organizada nas categorias: perfil dos sujeitos, bem como as que perseguem os objetivos do PIBID, como incentivar a formação do professor, valorizar a carreira docente, contribuir para a qualidade da Educação, inovar nas metodologias de ensino, incentivar as escolas públicas, e articular a teoria com a prática. Compreende-se que esta pesquisa teve algumas limitações em virtude da abrangência e da complexidade que o Programa já possui, encontrando-se em todas as licenciaturas, nas diversas escolas cobertas e desenvolvendo uma diversificada gama de atividades. Os dados revelaram que há cumprimento dos objetivos do Programa, na visão dos pesquisados, que destacaram também as principais contribuições para a formação dos futuros professores, além de evidenciar algumas dificuldades.
Abstract: Studies the contributions of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) for initial teacher education at the Federal University of Ceará (UFC) in the perception of participating subjects, the fulfillment of the objectives of the program. In order to know more about the history of teacher education in Brazil is revisited it work Dermeval Saviani and analyzed the social and political context that influenced the educational reforms in the quest to understand the creation and implementation of PIBID. This research is based on public policies for teacher training, since the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB to the normative ordering the program. It has been as a methodological option to the basic nature of research, exploratory, using technical procedure as the case study of qualitative approach. The locus of the research was PIBID-UFC with extension in the public schools of Basic Education are developed where the actions of the program. The universe consists of all subjects participating in the program in 2014, namely: 359 fellows from initiation to teaching, 54 supervisors, 24 coordinators area three coordinators of the management and the institutional coordinator. The non-probabilistic sample, consisted of 23 initiation scholarship teaching six supervisors and institutional coordinator. Privileged were therefore 14 subprojects, 13 of the 27 schools where they develop program activities. The data collection instruments were used in the steps of document analysis, observation, interview and questionnaire. The analysis of the collected data was organized in categories: personal characteristics, as well as pursuing the goals of PIBID, to encourage the education of teachers, enhance the teaching career, contribute to the quality of education, innovation in teaching methodologies, encourage public schools, and articulate the theory with practice. It is understood that this research has some limitations due to the scope and complexity of the program already has, lying in all degrees, covered in various schools and developing a diverse range of activities. The data revealed that there is compliance with the objectives of the Program, in the view of respondents, which also highlighted the main contributions to the training of future teachers, and also highlights some difficulties.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12711
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