Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12704
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores e as tecnologias digitais na percepção dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará |
Título em inglês: | Teacher training and digital technologies in the perception of teachers and students of Pedagogy Course of The Federal University of Ceara |
Autor(es): | Silva, Francisco Cesar Martins da |
Orientador: | Lima, Alberto Sampaio |
Palavras-chave: | Teachers initial formation;Pedagogy;Educação – Estudo e ensino (Superior) – Fortaleza (CE);Professores – Formação – Fortaleza (CE);Ensino auxiliado por computador – Fortaleza (CE);Ensino Superior – Efeito de inovações tecnológicas – Fortaleza (CE) |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | SILVA, Francisco Cesar Martins da. Formação de professores e as tecnologias digitais na percepção dos professores e alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. 2015. 153f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2015. |
Resumo: | Investiga a formação de professores para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo geral foi analisar a concepção da formação de professores relativo ao uso pedagógico das tecnologias digitais no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), mediante a percepção do professor e do aluno. Como apoio para o desvelamento do objetivo geral, foram elaborados três objetivos específicos que detalharam os propósitos levantados na formulação da pesquisa. O primeiro objetivo específico tratou de examinar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UFC, a fim de identificar as concepções que norteiam a formação do licenciando em pedagogia e o uso pedagógico das TDIC; o segundo comparou as percepções dos discentes e docentes sobre o contexto de ensino e aprendizagem no uso das TDIC no curso de Pedagogia da UFC e o terceiro objetivo específico averiguou a prática dos docentes a favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a formação de professores capazes de usar as TDIC na sua prática pedagógica. Buscou-se referência teórica em autores que discutem as seguintes temáticas que corporificam o estudo: formação de professores - teve-se apoiou nos estudos de Veiga (1989), Tanuri (2000), Silva (2003), Saviani (2005, 2008, 2009) e Monteiro (2011); para a compreensão histórica do curso de Pedagogia a colaboração veio de Brzezinski (1996), Silva (2003), Arantes (2006) e Vieira (2008); para o ensino superior os autores consultados foram Anastasiou (1998), Mosetto (1998), Penteado (1998), Amaral (2009), Vieira (2009), Veiga (2012) e D’Ávila e Veiga (2013); para uso do computador de forma pedagógica, Valente (1993, 1999), Almeida (2000, 2004), Almeida (2005), Rivero (2004), e Gabriel (2013); para o tema competência e habilidades, vêm os estudos de Perrenoud (1999, 2000, 2002), Antunes (2001), Zabala e Arnau (2010) e Feijão e Justa (2013). A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa, a qual se utilizou de dados qualitativos para sua explanação; da documentação indireta, pois se usou das pesquisas bibliográfica e documental. A técnica de coleta de dados ocorreu mediante da aplicação de um questionário com questões de caracterização do respondente e um conjunto de itens medidos na escala de Likert junto ao professor e ao aluno, a fim de coletar suas percepções acerca dos seguintes pontos: o trabalho docente na formação discente no desenvolvimento de habilidades para o uso das TDIC, o desenvolvimento de habilidades na formação discente para o uso das tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFC no contexto de ensino e aprendizagem de sua formação inicial. Os dados foram analisados e interpretados mediante a técnica de Estatística Descritiva (análise fatorial), utilizando o programa de computador Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi constatado no estudo que professores e alunos discordam de muitos pontos com relação ao processo formativo do futuro docente para a Educação Básica. O único ponto de concordância plena foi o que se refere à importância de o futuro professor adquirir habilidades necessárias para trabalhar com as TDIC na Educação. Os principais resultados foram fragilidades da formação do futuro professor para o uso pedagógico das TDIC; a não configuração do trabalho docente com o uso das TDIC; as tecnologias digitais livres ainda não constam na prática docente; a ausência de articulações com as escolas públicas de ensino básico para o uso pedagógico das TDIC; a falta de um processo avaliativo do aluno com relação ao uso das TDIC e o consenso entre professores e alunos da importância que se deve dar ao trabalho orientado para o uso pedagógico das TDIC. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12704 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_fcmsilva.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.