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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimentos de familiares sobre os cuidados com recém-nascidos
Título em inglês: Family knowledge on newborn care
Autor(es): Gomes, Ana Letícia Monteiro
Rocha, Cristiane Rodrigues da
Henrique, Danielle de Mendonça
Santos, Mirza Almeida
Silva, Leila Rangel da
Palavras-chave: Recém-Nascido;Educação em Saúde;Enfermagem
Data do documento: Mar-2015
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: GOMES, A. L. M. et al. Conhecimentos de familiares sobre os cuidados com recém-nascidos. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 258-65, mar./abr. 2015.
Resumo: Objetivo: analisar os conhecimentos que os familiares adquiriram sobre os cuidados com o recém-nascido, antes e após sua participação no grupo de acolhimento mãe-pai-bebê. Métodos: estudo quantitativo e descritivo, cujo cenário foi um centro municipal de saúde, com 27 participantes. Os dados foram coletados por um questionário aplicado antes e após a atividade educativa e analisados comparando-se as respostas por itens. Resultados: os cuidados corretamente modificados foram: utilização de talco, sabonete, chá, objetos no umbigo, horário do banho de sol, correta higienização da genitália masculina, cuidados com a caderneta da criança e as eliminações fisiológicas. Conclusão: os familiares informaram mudanças positivas para os cuidados dos recém-nascidos mediante a participação das ações de educação em saúde, sugerindo que essa atividade desenvolvida com os cuidadores permite reduzir riscos à saúde de recém-nascidos.
Abstract: Objective: analyzing the knowledge that families acquired on newborn care, before and after their participation in a motherfather- infant welcoming group. Methods: a quantitative and descriptive study that took place in a municipal health center, with 27 participants. Data were collected by a questionnaire applied before and after the educational activity, and was analyzed by comparing the answers of the items. Results: care actions properly modified were: the use of baby powder, soap, tea, objects in the navel, sun bathing time, correct hygiene of male genitalia, attention to child’s records and physiological eliminations. Conclusion: the families reported positive changes in newborn care through participation in health education activities, suggesting that the activity developed with caregivers can reduce risks to the health of newborn babies.
Resumen: Objetivo: analizar los conocimientos que familiares adquirieron acerca de la atención al recién nacido antes y después de la participación de estos en el grupo de acogimiento madre-padre-hijo. Métodos: estudio cuantitativo y descriptivo, cuyo escenario fue un centro de salud municipal, con 27 participantes. Datos recogidos mediante cuestionario aplicado antes y después de la actividad educativa y analizados mediante comparación de las respuestas por ítems. Resultados: atención adecuadamente cambiada: uso de talco, jabón, té, objetos en el ombligo, tiempo para tomar el sol, correcta limpieza de los genitales masculinos, cuidado con el libro de niños y eliminaciones fisiológicas. Conclusión: los familiares informaron cambios positivos para atención a los recién nacidos a través de la participación en actividades de educación en salud, sugiriéndose que esta actividad desarrollada con los cuidadores puede reducir riesgos a la salud de recién nacidos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12675
ISSN: 2175-6783 On line
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