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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções de docentes de enfermagem sobre integralidade
Título em inglês: Nursing conceptions of teachers about integrality
Autor(es): Rangel, Rosiane Filipin
Backes, Dirce Stein
Pimpão, Fernanda Demutti
Costenaro, Regina Gema Santini
Martins, Elenice Spagnolo Rodrigues
Diefenbach, Grassele Denardini Facin
Palavras-chave: Docentes de Enfermagem;Pesquisa em Enfermagem;Assistência Integral à Saúde;Assistência à Saúde
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: RANGEL, R. F. et al. Concepções de docentes de enfermagem sobre integralidade. Rev Rene, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 514-21, 2012.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, cujo objetivo é compreender o que os docentes de enfermagem entendem por integralidade. Os sujeitos do estudo foram sete docentes do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior localizada na Região Central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados baseou-se na técnica de grupo focal, para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se obteve o seguinte grande tema: Construção de integralidade, seguido do sub-tema: Processo contínuo e dinâmico de construção e desconstrução. A partir dos resultados obtidos, foi possível considerar que a integralidade é um tema em construção, dinâmico, flexível, passível de novas reformulações, com base em vivências e construções dos próprios sujeitos. Conclui-se que a discussão sobre integralidade envolve a complexidade do ser e fazer, visto que é um processo em construção.
Abstract: It is a research of descriptive-exploratory character, with a qualitative approach, whose objective is to understand what the Nursing teachers see as integrality. The subjects of the study were seven teachers of a private higher education institution located in the Central Region of Rio Grande do Sul. The data collection was based in the focal group technique, whereby a content analysis technique in the theme modality was used for the data treatment, from which the great theme was obtained: Integrality construction, followed by the subtheme: Continuous process and construction and deconstruction. From the obtained results, it was possible to consider that integrality is a theme under construction, dynamics, it is flexible, passive of new reformulation, based on the experiences and constructions of the subjects themselves. It is concluded that the discussion about integrality encompasses the complexity of being and doing, once it is a process under construction.
Resumen: Se trata de investigación descriptiva, exploratorio, con enfoque cualitativo, cuyo objetivo fue comprender lo que los docentes de enfermería entienden por integralidad. Los sujetos del estudio fueron siete docentes del curso de Enfermería de una institución privada de enseñanza superior de la Región Central de Rio Grande do Sul, Brasil. La colecta de datos fue basada en la técnica de grupo focal, para el tratamiento de los datos, se utilizó la técnica de análisis temática, de la cual se obtuvo el gran tema: construcción de integralidad, seguido del subtema: proceso continuo y dinámico de construcción y deconstrucción. A partir de los resultados obtenidos, fue posible considerar que la integralidad es un tema en construcción, dinámico, flexible, pasible de nuevas reformulaciones, basadas en vivencias y construcciones de los sujetos. La discusión acerca de la integralidad envuelve la complejidad del ser y hacer, visto que es un proceso en construcción
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12076
ISSN: 2175-6783 online
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