Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11967
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A linguagem em Heidegger: considerações sobre o tema e algumas de suas possibilidades educacionais
Autor(es): Rocha, Iúta Lerche Vieira
Palavras-chave: Pensamento de Heidegger;Linguagem;Homem e ser;Linguagem essencial;Linguagem empobrecida
Data do documento: 1983
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: ROCHA, Lúta Lerche Vieira. A linguagem em Heidegger: Considerações sobre o tema e algumas de suas possibilidades educacionais. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 49-54, 1982/1983.
Resumo: Abordar a linguagem no pensamento de Heidegger é tarefa complexa, uma vez que conduz à essência da problemática existencial humana, como veremos a seguir. Neste pequeno trabalho pretendo esboçar a posição heideggeriana no tocante à linguagem, explorando um pouco as potencialidades do tema, arriscando, ainda, algumas reflexões sobre educação pela linguagem. Tomo como referência primeira o estudo de Thaís Curi Beaini expresso no livro A Escuta do Silêncio (editado em 1981, pela Cortez Editora). Para Heidegger a linguagem se identifica com o ato de revelação do ser, é através dela que o homem é o que é, constituindo-se no atributo essencial do homem. Assim, "o homem, ente que fala, possui um contexto existencial: o mundo como o lugar de suas possibilidades, o campo onde desenrola-se a abertura para o ser que gera a linguagem". Ainda no dizer de Beaine, a linguagem "é o traço de união entre homem e ser, o fruto de duas aberturas que se interpenetram, se entregam para integrar-se. A linguagem pertence ao ser, pois é ele quem se oferece a nós, mostra-se em seu dizer silencioso. É des-velamento (aletheia - como diziam os gregos), o âmbito do aparecer que o ser delimita e dá ao homem para mover-se, ou, como diz Heideqqer: a linguagem é a casa do Ser. Em sua habitação mora o homem". Explicitando melhor, poderíamos dizer que a casa é o lugar onde reside alguém que procuramos, mas só podemos entrar se o morador estiver presente e nos abrir a porta. Assim, o ser aparece na Linguagem...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11967
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983_art_llvrocha.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.