Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11966
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Realização existencial: um objetivo para a educação
Autor : Ramos, Evilásio Almeida
Palabras clave : Comportamento humano;Realização existencial;Vazio existencial;Sentido da vida;Educação
Fecha de publicación : 1983
Editorial : Revista Educação e Debate
Citación : RAMOS, Evilásio Almeida. Realização existencial: um objetivo para a educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 102-113, 1982/1983.
Resumen en portugués brasileño: A primeira e mais profunda experiência do homem é a da sua existência. É a consciência do seu existir. O existir humano consiste concretamente naquilo que a pessoa pensa, sente, quer e faz. Pensar, sentir, querer e fazer constituem o comportamento humano. Isso significa que o comportamento, enquanto ação externa e pública, tem um sentido porque está intrinsecamente ligado às ideias e aos sentimentos que a pessoa tem a respeito de si mesma e do mundo circundante. É através da ação exterior que a pessoa expressa o que pensa e sente. Daí por que o comportamento não é só mera reação a um estímulo que vem de fora. É uma reação significativa; contém um significado que transcende a simples reação manifesta e penetra no mundo interior da pessoa. Revela, em suma, uma intencionalidade. Essa explicação da conduta humana se embasa no conceito de pessoa como ser psicofísico dotado de unicidade e singularidade, embora analisável sob aspectos variados - físicos, psíquicos, sociais, espirituais...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11966
ISSN : 0102-1117
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1983_art_earamos.pdf5,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.