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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A intersubjetividade do cuidar e o conhecimento na perspectiva fenomenológica
Título em inglês: The care intersubjectivity and the knowledge in the phenomenological perspective
Autor(es): Sena, Edite Lago da Silva
Reis, Helca Franciolli Teixeira
Carvalho, Patrícia Anjos Lima de
Souza, Viviane dos Santos
Palavras-chave: Cuidado;Conhecimento;Estresse Psicológico;Filosofia em Enfermagem
Data do documento: Jan-2011
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: SENA, E. L. et al. A intersubjetividade do cuidar e o conhecimento na perspectiva fenomenológica. Rev. Rene, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 181-188, jan./mar. 2011.
Resumo: O texto tem como principal objetivo relatar a experiência de estudo e aplicação da abordagem fenomenológica de Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty na produção do conhecimento. Estes filósofos apresentam a concepção de conhecimento como resultado de um processo intencional que se desenvolve na experiência intersubjetiva. Neste sentido, apresentamos a descrição de algumas vivências como cuidadoras e com familiares cuidadores de pessoas em sofrimento mental, destacando o cuidado como uma totalidade essencial dessa relação que se constrói dinamicamente numa perspectiva temporal.
Abstract: This text has as a main objective to report the study experience and the application of Edmund Husserl and Maurice Merleau- Ponty phenomenological approach in the production of knowledge. These philosophers present the knowledge conception as a result of an intentional process that is developed in the intersubjective experience. In this sense, we present a description of some experiences as caregivers and with family caregivers of people in mental distress, highlighting care as an essential entirety of this relationship that is built dynamically in a temporal perspective.
Resumen: Este texto tiene como principal objetivo relatar la experiencia de estudio y aplicación del planteo fenomenológico de Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty en la producción del conocimiento. Estos filósofos presentan la concepción del conocimiento como resultado de un proceso intencional que se desarrolla en la experiencia intersubjetiva. En este sentido, presentamos la descripción de algunas vivencias como cuidadoras y con familiares cuidadores de personas en sufrimiento mental, destacando el cuidado como una totalidad esencial de esa relación que se construye dinámicamente en una perspectiva temporal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11948
ISSN: 2175-6783 online
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