Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11860
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A formação do pedagogo
Autor(es): Tambini, Maria Ignez Saad Beoran
Palavras-chave: Pedagogia;Desempenho profissional;Graduação sem habilitações;Graduação com habilitações;Formação do pedagogo
Data do documento: 1982
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: TAMBINI, Maria Ignez Saad Beoran. A formação do pedagogo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 38-63, 1982.
Resumo: Ao longo de seus quarenta e poucos anos de existência, o curso de Pedagogia passou por várias reformas que demonstram a persistência de uma educação cartorial, pois não há pesquisa nem elaboração científica a orientá-las. A própria fixação de currículos pelo órgão competente é meramente formal, apoiando-se, quando muito, em estudos realizados no exterior ou em levantamentos dos currículos existentes. Essa tarefa não costuma ser precedida por uma avaliação sistemática de desenvolvimento dos currículos, por um exame de sua adequação às condições atuais ou por uma consulta aos principais interessados. Até meados da década de sessenta, o curso de Pedagogia ainda atendendo a uma clientela relativamente reduzida e voltada para a formação do licenciado e do bacharel (técnico de educação), propiciava uma razoável fundamentação teórica, permitindo, assim, o ajustamento dos profissionais às possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11860
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_misbtambini.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.