Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11707
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Violência na escola vivida por professores, funcionários e diretores
Título em inglês: School violence lived by teachers, officers and employees of educational institutions
Autor(es): Rocha, Karolina de Moura Manso da
Farias, Glaucea Maciel de
Gurgel, Allyne Karlla Cunha
Costa, Isabel Karolyne Fernandes
Freitas, Mirna Cristina da Silva
Souza, Amanda Alves Miranda de
Palavras-chave: Enfermagem;Violência;Saúde Escolar
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: ROCHA, K. M. M. et al. Violência na escola vivida por professores, funcionários e diretores. Rev Rene, Fortaleza, v. 13, n. 5, p. 1034-44, 2012.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os profissionais que trabalham no contexto das escolas pública e particular, bem como, identificar os agressores e os tipos de eventos violentos vivenciados por esses profissionais. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, comparativo, com abordagem quantitativa, realizado em duas escolas situadas em Natal/RN. A amostra constitui-se de 121 profissionais, sendo 62 da instituição pública e 59 da particular. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN e aprovado sob Parecer de nº 149/10. Constatou-se que havia 68 (56,20%) mulheres, 68 (56,20%) professoras; 51 (42,15%) funcionários e 02 (01,65%) diretores, 37 (30,58%) já foram vítimas de bullying, 36 (97,30%) foram agredidos por alunos. Concluiu-se que a maioria dos profissionais eram mulheres, professoras e já sofreram violência na escola. Assim, torna-se fundamental criar estratégias para auxiliar estes funcionários a prevenir e combater o bullying na escola.
Abstract: This research aims to characterize the professionals who work in the context of public and private schools, as well as to identify the perpetrators and the types of violent events experienced by these professionals. A descriptive, exploratory and comparative study with quantitative approach, conducted in two schools in the city of Natal-RN, Brazil. The sample consisted of 121 professionals, 62 from the public institution and 59 from the private. The project was submitted to the Research Ethics Committee of UFRN and approved under protocol No. 149/10. It was found that there were 68 (56.20%) women, 68 (56.20%) women teachers, 51 (42.15%) employees and 02 (1.65%) directors, 37 (30.58%) have been bullied, 36 (97.30%) were attacked by students. We concluded that most professionals were women, teachers, and have suffered violence at the school. Thus, it becomes essential to develop strategies to assist these employees to prevent and combat bullying at school.
Resumen: El objetivo de la investigación fue caracterizar los profesionales que trabajan en el contexto de escuelas públicas y privadas, así como identificar los agresores y tipos de eventos violentos experimentados por estos profesionales. Estudio descriptivo, exploratorio, cuantitativo comparativo, con enfoque cuantitativo, en dos escuelas de la ciudad de Natal/RN, Brasil. La muestra consta de 121 profesionales, 62 de las 59 instituciones públicas y privadas. El proyecto fue presentado al Comité de Ética en Investigación de UFRN y aprobado según parecer N º 149/10. Había 68 (56,20%) mujeres, 68 (56,20%), profesoras; 51 (42,15%) empleados y dos (01,65%) directores; 37 (30,58%) han sido víctimas de bullying, 36 (97,30%) fueron agredidos por estudiantes. La mayoría de las mujeres profesionales, docentes, y han sufrido la violencia en el ámbito escolar. Así, es esencial desarrollar estrategias para ayudar a estos empleados para prevenir y combatir el bullying escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11707
ISSN: 2175-6783 online
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_kmmrocha.pdf426,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.