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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias de ensino para o autocuidado de estomizados intestinais
Título em inglês: Teaching strategies for self-care of the intestinal stoma patients
Autor(es): Silva, Janaína da
Sonobe, Helena Megumi
Buetto, Luciana Scatralhe
Santos, Marco Gimenes dos Santos
Lima, Mariza Silva de
Palavras-chave: Autocuidado;Ensino;Estomia;Enfermagem Familiar
Data do documento: Jan-2014
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: SILVA, J. et al. Estratégias de ensino para o autocuidado de estomizados intestinais. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 166-173, jan./fev. 2014.
Resumo: O ensino do autocuidado deve assegurar ao estomizado intestinal maior independência em relação à família e aos profissionais de saúde. O planejamento pressupõe a avaliação dos dados clínicos, sociodemográficos e das condições para a realização do autocuidado. Objetivou-se identificar, na produção científica, estratégias de ensino do autocuidado para estomizados intestinais. Utilizou-se a revisão integrativa nas bases MEDLINE, PUBMED, LILACS, CINAHL E COCHRANE de 2005 a 2011, foram selecionados sete artigos científicos. No ensino perioperatório foi utilizado multimídia, acompanhamento telefônico, encontros presenciais, materiais interativos via internet; além da educação permanente dos profissionais de saúde. Estas diferentes estratégias preconizam o atendimento das necessidades de cada indivíduo que favorecem o aprendizado do autocuidado sobre a cirurgia e suas consequências, desenvolvimento de habilidades e adaptações necessárias com a condição de estomizado. O enfermeiro necessita ter conhecimento técnico-científico sobre técnica cirúrgica, demarcação, tratamentos, complicações e habilidades para o ensino do autocuidado.
Abstract: Teaching self-care must ensure the intestinal stoma patient more independence concerning the family and health professionals. The planning involves the assessment of the clinical and socio-demographic data, and the conditions for the self-care. This study aimed at identifying strategies to teach self-care for intestinal stoma patients in the scientific production. We used an integrative review on MEDLINE, PUBMED, LILACS, CINAHL and COCHRANE bases from 2005 to 2011, 7 papers were selected. In the perioperative teaching, multimedia, telephone follow-up, personal meetings, interactive material through the Internet were used, besides the continuing education of the health professionals. These different strategies profess the needs of each individual that promote self-care learning about the surgery and its consequences, skills development and the necessary adaptation of the condition of a stoma patient. The nurse needs to have technical and scientific knowledge on surgical technique, demarcation, treatment, complications, and skills for the teaching of self-care.
Resumen: La enseñanza del autocuidado debe garantizar al paciente ostomizado intestinal mayor independencia frente su familia y profesionales de la salud. La planificación presupone evaluación de los datos clínicos, sociodemográficos y las condiciones para el autocuidado. El objetivo fue identificar en la producción estrategias de enseñanza del autocuidado para ostomotizado intestinales. Se utilizó la revisión integradora en las bases MEDLINE/PUBMED, LILACS, CINAHL E COCHRANE de 2005 a 2011, con selección de siete artículos científicos. En la enseñanza peroperatoria fue utilizada multimedia, seguimiento telefónico, encuentros presenciales, materiales interactivos por internet, y educación permanente de los profesionales de la salud. Las estrategias preconizan la atención a las necesidades de cada persona, favoreciendo aprendizaje del autocuidado sobre cirugía y sus consecuencias, desarrollo de habilidades y adaptaciones necesarias para la condición de ostomizado. El enfermero necesita tener conocimiento técnico-científico acerca de la técnica quirúrgica, demarcación, tratamientos, complicaciones y habilidades para enseñanza del autocuidado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11694
ISSN: 2175-6783 online
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