Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11513
Tipo: Artigo de Evento
Título: Conjunto Tetris: um modelo sustentável de Habitação de Interesse Social para o Minha Casa Minha Vida
Autor(es): Sucupira, Lara
Miranda, Natália Maciel
Pequeno, Luis Renato Bezerra
Palavras-chave: ZEIS;BIM;Minha Casa Minha Vida;Habitação de Interesse Social
Data do documento: 2013
Citação: SUCUPIRA, L.; MIRANDA, N.; PEQUENO, R. (2013)
Resumo: Em Fortaleza, o programa habitacional vigente Minha Casa Minha Vida vem sendo ineficaz ao não conseguir produzir consideravelmente para a classe de 0 a 3 salários mínimos, e diminuir o real déficit habitacional. Os grandes empreendimentos, voltados para essa classe, encabeçados por empresas privadas, não proporcionam qualidade tipológica nem atendem às demandas do consumidor. Diante dessas observações, este artigo expõe um projeto arquitetônico desenvolvido para uma área em Fortaleza delimitada como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), destinada a abrigar Habitações de Interesse Social, fazendo uso de uma plataforma BIM (Building Information Modeling). A metodologia empregada se dotou de ferramentas de trabalho que permitissem fácil visualização e manuseio na busca de soluções das necessidades de famílias que sofrem acréscimos, buscam ascensão social e necessitam se instalar próximas ao local de trabalho. Projetar uma unidade habitacional que pode ser modificada com o passar do tempo, mas de uma maneira segura e previamente projetada, considerando as necessidades do morador, garantindo a sustentabilidade do empreendimento. Desta forma, espera-se que tipologias que considerem a longa vida dos moradores e as transições que sofrerão durante a ocupação de um local, viabilizem novas construções e contribuam diretamente para a qualidade de vida desses usuários.
Descrição: SUCUPIRA, Lara; MIRANDA, Natália; PEQUENO, Renato. Conjunto Tetris: um modelo sustentável de Habitação de Interesse Social para o Minha Casa Minha Vida. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SUSTENTABILIDADE E HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, 2., 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11513
Aparece nas coleções:DAUD - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_conju.pdf285,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.